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dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1958-
dc.contributor.authorJanz, Liamara Aparecida Toniolo
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2016-02-05T15:48:10Z
dc.date.available2016-02-05T15:48:10Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40896
dc.descriptionOrientador(a): Profª Drª Marília Andrade Torales Campos
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Sonia Maria Chaves Haracemiv
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 28/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 106-112
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta uma problematização sobre a ação dos pedagogos na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por objetivo analisar o papel de mediação dos pedagogos que atuam nos CEEBJAs de Curitiba quanto à organização do processo de formação continuada de professores. Para tal, toma-se como ponto de partida o reconhecimento e a legitimidade do pedagogo escolar como o profissional que organiza e dá sustentação ao processo de ensino e de aprendizagem ao articular os espaços de reflexão sobre a prática pedagógica do professor. O campo de pesquisa se delimita aos sete CEEBJAs da cidade de Curitiba, sendo a população composta de treze pedagogos do universo de trinta e nove deles que atuam no Ensino Fundamental - Fase II e Ensino Médio, nos períodos da manhã, tarde e noite. Emprega uma abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário, visando identificar as práticas pedagógicas de formação continuada de professores desenvolvidas pela equipe pedagógica dos CEEBJAs de Curitiba. Constituem-se suporte teórico os referencias de Contreras (2012), Freire (1998, 2003), Gadotti (2014), Haddad (2000, 2002), Haracemiv (2002), Laffin (2012, 2014) Nóvoa (1995, 2002, 2009), Pimenta (2006), Saviani (1997), Tardif (2012) entre outros. As análises dos dados indicam que o pedagogo é potencialmente o mediador do processo de formação continuada dos professores dos CEEBJAS de Curitiba e pode, a partir de sua ação formativa, estimular a reflexibilidade crítica sobre as práticas pedagógicas nas escolas, possibilitando compreender o contexto social mais amplo e suas influências no ato de ensinar jovens e adultos. Palavras-chave: Legitimidade do papel do Pedagogo; Processo de Formação Continuada; Professores da EJA.
dc.description.abstractAbstract: This paper brings into question the impact of the work of educators in the continuous training of teachers involved in Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA). This research aims to investigate educators' perception of the outlook and organisational impasses of pedagogical work concerning the continuous training of teachers at the State Centres for Youth and Adult Basic Education (Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos - CEEBJA). To reach that goal, the study must first take into account the recognition and legitimacy of educators as the professionals in charge of organising on-the-job training whilst considering the time and space available for its execution. The research was carried out at seven CEEBJA units located in the city of Curitiba. Out of thirty nine elementary and high school educators who work mornings, afternoons and/or evenings, thirteen were selected to partake in the study. Under the responsibility of the pedagogical team and using a qualitative approach, a questionnaire was applied to collect data and identify the pedagogical practices observed in the continuous training of teachers. References used in this paper include Contreras (2012), Freire (1998, 2003), Gadotti (2014), Haddad (2000, 2002), Haracemiv (2002), Laffin (2012, 2014), Nóvoa (1995, 2002, 2009), Pimenta (2006), Saviani (1997), Tardif (2012), amongst others. Therefore, it is understood that the educator is a professional who helps with the ongoing training of teachers CEEBJAs, causing them to critical reflexivity on the pedagogical practices relating them to enable the educator to understand the broader social context and their influences on the act of teaching in adult education. Key-words: Legitimacy of Pedagogical Work; Time/Space in Continuous Education; EJA
dc.format.extent118 f. : il.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleLegitimidade e reconhecimento do papel do pedagogo no processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos
dc.typeDissertação


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