Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoi, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorMazuroski Junior, Aristeupt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T12:32:46Z
dc.date.available2020-03-05T12:32:46Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40782
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Elena Godoipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/06/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 225-231pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga o uso da linguagem na construção cultural da cerveja, através da emergência de suas representações mentais, públicas e culturais. Também são explorados os mecanismos de propagação e disseminação destas representações, construindo um mapeamento do objeto cultural cerveja na sociedade brasileira contemporânea. Através de conceitos da Psicologia, Ciências cognitivas e Pragmática Linguística, são explorados microfenômenos individuais que contribuem para os macrofenômenos sociais, ou movimento culturais amplos relacionados à cerveja. A base teórica da investigação se constrói sobre a Teoria da Relevância e a Epidemiologia das Representações, com aplicação de seus conceitos na exploração do uso da linguagem no direcionamento de comportamentos, próprios e alheios, e interferência na percepção sensorial individual. Palavras-chave: Cerveja. Epidemiologia das Representações. Linguística Cognitiva. Percepção Quimiossensorial. Pragmática. Psicologia Cognitiva. Teoria da Relevância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is a research work about the cultural construction of beer through language, looking for the emerging cultural, individual and mental representations over the subject. Propagation and spreading mechanisms for beer representations are also explored, in an attempt of constructing a map of beer as a cultural object in the Brazilian society. The work proceeds to an inquiry of micro-phenomena (individual behaviors) and macro-phenomena (social movements), using Psychology, Cognitive Sciences and Linguistic Pragmatics, aiming to explain the manipulation and direction of human attitudes towards beer, and perceptual distortions induced by language. Key-words: Beer. Cognitive Linguistics. Cognitive Psychology. Chemosensory Perception. Epidemiology of Representations. Pragmatics. Relevance Theory.pt_BR
dc.format.extent231 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectCerveja - Representações sociaispt_BR
dc.subjectPercepção extra-sensorialpt_BR
dc.subjectPragmaticapt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectCerveja - Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.titleBebendo cultura : construção da linguagem e epidemiologia cultural da cervejapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples