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dc.contributor.advisorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorRamos, Rafaela da Silvapt_BR
dc.contributor.otherAnacleto, Tamille Stellapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T17:46:28Z
dc.date.available2022-09-06T17:46:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40350
dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzilli Louzadapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Tâmile Stella Anacletopt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os adolescentes sofrem o fenômeno natural de atraso de fase, o qual se caracteriza por um atraso nos horários de dormir e acordar. Mecanismos responsáveis pela exacerbação do atraso nos horários de dormir e acordar consistem em fatores externos, como horários escolares, horários de trabalho, uso de mídias eletrônicas e exposição à luz à noite. Com o surgimento de tecnologias mais acessíveis e portáteis, mídias eletrônicas têm sido amplamente utilizadas. A emissão de luminosidade dos monitores e determinados conteúdos acessados podem causar a elevação da atividade mental, especialmente à noite, tornando adolescentes estudantes mais alertas e menos propensos a iniciar o sono. Diante disso buscou-se avaliar o padrão do uso de mídias eletrônicas entre adolescentes urbanos trabalhadores e não trabalhadores, estudantes do ensino médio dos turnos da manhã e da noite. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários em sala de aula sobre padrões de sono e uso de equipamentos eletrônicos. Médias das variáveis do sono, horário de dormir, horário de acordar e duração do sono nos dias letivos e fim de semana, além de médias do tempo de exposição a mídias eletrônicas foram consideradas variáveis dependentes. A comparação das variáveis ocorreu por meio de análise de variância tendo como variáveis independentes o turno e o trabalho. Os quatro grupos amostrais consistiram: manhã/ trabalhadores (n=15); manhã/não trabalhadores (n=39); noite/trabalhadores (n=30) e noite/não trabalhadores (n=13). Resultados apresentaram diferenças significativas entre estudantes da noite trabalhadores e não trabalhadores para as variáveis horário de dormir (p<0,001), horário de acordar (p<0,001) e duração do sono (p<0,001) nos dias letivos. Porém, não houve diferenças entre os grupos de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores da manhã, sugerindo que, para os sujeitos avaliados, a influência do turno escolar sobre as características do sono é mais importante que o trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titlePadrão de sono e uso de mídias eletrônicas entre adolescentes estudantes dos turnos da manhã e da noite do ensino médio em Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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