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dc.contributor.advisorFreitas, Artur, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Larissa Brum Leite Gusmãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T20:23:12Z
dc.date.available2020-04-29T20:23:12Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39918
dc.descriptionInclui anexospt_BR
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Artur Freitaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 20/07/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f.232-239pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa as relações e as eventuais inversões de gênero dispostas nas figuras dos almofadinhas e das melindrosas representadas pelo artista visual J. Carlos na revista Para Todos... durante 1922-1931. Melindrosas e almofadinhas foram dois personagens que despontaram na década de 1920, mas que já vinham se formando desde os últimos anos do decênio anterior. Um de seus principais divulgadores e construtores foi o artista J. Carlos, que teve nas páginas da revista ilustrada Para Todos... um importante meio para divulgação e representação do modo de vida desses seres. Tais personagens, através de suas características desestabilizavam algumas certezas da época, borrando fronteiras, principalmente no que se refere a questões de gênero. Além das imagens produzidas por J. Carlos, outras fontes foram utilizadas como, a imagens elaboradas por outros artistas, o cinema, a literatura, fotografias e a publicidade. A partir de tal recorte, recorre-se a uma abordagem semântica das imagens, que a compreende como portadora de significados, associada à categoria gênero, para compreender as construções e percepções sobre melindrosas e almofadinhas. Palavras-chave: J. Carlos; Para Todos...; melindrosas; almofadinhas; gênero.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyses the relations and eventual inversion of gender disposed at the almofadinhas and melindrosas illustrations painted by the artist J. Carlos, in the magazine Para Todos… during 1922-1931. Melindrosas and almofadinhas were two characters that emerged in the 1920s, despite they were already forming since the last years of the previous decade. One of its main promoters and builders was the artist J. Carlos, who had an important means of dissemination and representation of the way of life of such beings in the pages of illustrated magazine Para Todos... Those characters, through their characteristics, destabilize some certainties of that time, blurring boundaries, especially with regard to gender issues. In addition to the images produced by J. Carlos, other sources were used, as the pictures produced by other artists, cinema, literature, photography and advertising. From these selected informations, we resort to a semantic approach to images, which comprises them as a carrier of meanings associated with the gender category to understand the constructs and perceptions of melindrosas and almofadinhas. Keywords: J. Carlos; Para Todos...; melindrosas; almofadinhas; gender.pt_BR
dc.format.extent255 f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectRevista Ilustradapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectModa - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleMelindrosas e almofadinhas de J. Carlos : questões de gênero na revista Para Todos... (1922-1931)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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