Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJesus, Klabyr Wanderson Cristovão dept_BR
dc.contributor.otherRasia, Gesualda dos Santos, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-08T19:40:03Z
dc.date.available2020-06-08T19:40:03Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37279
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Gesualda de Lourdes dos Santos Rasiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/11/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, busco verificar se a produção de resumos, nos ambientes escolares, tem se estabelecido como uma prática mecânica de resolução de atividades, como um gênero de texto em que os aspectos formais são privilegiados, ou como um gênero discursivo em que a situação real de comunicação é levada em consideração. Para delimitar fronteiras entre essas abordagens, filio-me teoricamente ao Círculo de Bakhtin, elegendo o dialogismo como a categoria central de onde todas as outras categorias emergirão. Ou seja, assumo o dialogismo, característica constitutiva da linguagem, como a junção, nem sempre harmônica, entre discursos para, em uma dada situação comunicativa, constituir outro discurso. Nessa "negociação" entre os discursos, os sujeitos se reconhecem entre si e se constituem como tal, deixando, na materialidade dos textos, marcas de sua existência. Logo, através da análise dos resumos-escolares, apresento como as marcas linguísticas constituem não só os sujeitos envolvidos no processo de produção dos resumos, mas, também, a própria situação comunicativa. Palavras-chave: Resumo-escolar. Dialogismo. Sujeito. Efeito de autoria. Gênero textual. Gênero discursivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research, it is analyzed whether the production of summaries, in school environments, had been established as a mechanical practice of solving activities, as a textual genre in which formal aspects are privileged, or as a discourse genre in which the real-communication situation is taken into consideration. In order to delimit boundaries among these approaches, I am grounded theoretically on the Bakhtin Circle, and electing dialogism as the central category where all other categories will emerge. In other words, I deem the dialogism, a constitutive feature of the language, as the junction - not always harmonious - between discourses to create another discourse in a given communicative situation. In this "negotiation" of discourses, the subjects recognize each other and constitute themselves as real subjects, impressing marks of their existence in the materiality of the texts. Thus, by analyzing the school summaries, I demonstrate how the linguistic marks constitute not only those involved in the production process of summaries, but also the communicative situation itself. Key-words: Summaries. Dialogism. Subjects. Effect authoring. Textual genre. Discourse genre.pt_BR
dc.format.extent165f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectResumospt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.titleResumo-Escolar : entre a (in)definição e os limites da prática escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples