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dc.contributor.authorMartins, Rodrigo Brazpt_BR
dc.contributor.otherHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T14:49:22Z
dc.date.available2018-08-17T14:49:22Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36345
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade estudar as possibilidades de abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade em um curso de Licenciatura em Física, por meio dos relatos dos professores formadores. Tomamos como referência os estudos que abrangem o enfoque em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) no campo educacional e a sociologia de Pierre Bourdieu por meio do conceito de habitus. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram escolhidos dois caminhos de análise. No primeiro caminho, analisamos os documentos oficiais tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Física (DCNs), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e um documento institucional como o Projeto Político Pedagógico (PPP) sob a luz do Enfoque CTS. Em seguida, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores formadores desejando compreender quais são as relações que esses professores estabelecem sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e como elas se apresentam no curso investigado para a formação do licenciando. Após essas análises, identificou-se que os documentos analisados sinalizam para uma abordagem que proporciona uma visão mais crítica do desenvolvimento científico e tecnológico. Nas DCNs há uma preocupação presente em suas competências e habilidades gerais visando uma compreensão mais abrangente dessa discussão. Do PPP há uma citação explícita que as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade seja desenvolvida como habilidade ao longo do curso. Por sua vez, as provas do ENADE indicam em algumas questões uma abordagem com um viés voltado ao Enfoque CTS. Para ilustrar foi analisada uma questão da prova de 2008 que faz indicação direta das relações CTS. O outro caminho, faz uma análise das entrevistas com os professores, indicando que a maioria enxerga a Ciência e a Tecnologia como geradoras de benefícios sociais, porém, não sendo possível identificar uma visão crítica acerca do desenvolvimento científico e tecnológico. Quando se trata de analisar a própria prática docente, os professores revelam dificuldades em desenvolver essa relação em disciplinas que compõem a Formação Profissional Geral, em especial, nas disciplinas de fundamentação ou de base conhecidas comumente como "Físicas Básicas". Em contrapartida, há uma crença entre esses professores de que as disciplinas de Formação Profissional Específica ligadas à Licenciatura, são desencadeadoras dessa discussão na formação do licenciando, como por exemplo a disciplina de Física da Tecnologia. Diante disso, evidenciou-se um descompasso entre o que indica os documentos e as práticas docentes, pois os professores não visualizam o curso como articulador dessa abordagem na formação docente. Percebe-se também, que as concepções desses professores refletem na prática docente, por meio da perpetuação de um habitus. Palavras-chave: Enfoque CTS, Formação de Professores, Ensino de Física, Licenciatura em Físicapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to study the possibilities of approach to the relationship between Science, Technology and Society at a Bachelor's Degree in Physics, through the reports of teacher educators. We take as reference the studies that cover a focus on Science Technology and Society (STS) in education and the sociology of Pierre Bourdieu through the concept of habitus. For the development of research, two ways of analysis been chosen. In the first approach, we analyzed official documents such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), the National Curriculum Guidelines (DCNs) for courses in Physics, National Survey of Student Performance (ENADE) and an institutional document as Political (PPP) project in light of Focus STS. Then, semi-structured interviews were conducted with teacher educators desiring to understand what are the relationships that these teachers establish on Science, Technology and Society and how they present themselves in the course investigated for the formation of licensing. After these analyzes, we identified that the documents analyzed point to an approach that provides a more critical view of the scientific and technological development. In DCNs there a concern in their skills and general skills for a more comprehensive understanding of this discussion. PPP there is an explicit quote that the relationship between science, technology and society as skill is developed along the course. In turn, the tests of ENADE indicate an approach to some issues with a focused approach to STS bias. Was analyzed to illustrate a question of test in 2008 that makes direct indication of the STS relations. The other way, makes an analysis of interviews with teachers, indicating that the majority sees science and technology as generators of social benefits, however, it is not possible to identify a critical view about the scientific and technological development. When it comes to analyzing their own teaching practice, teachers have difficulties in developing this relationship in disciplines that make up the General Professional Training, especially in the disciplines of reasoning or base commonly known as "Basic Physics". In return, there is a belief among these teachers that the disciplines of Specific Vocational Training Degree linked to, are triggering this discussion on the formation of licensing, for example, the discipline of Physical Technology. View of this, evidence of a mismatch between what the documents and teaching practices, because teachers do not see the course as articulator of this approach in teacher education. It is also evident that the conceptions of these teachers reflect on teaching practice by means of perpetuation of a habitus. Keywords: Focus STS, Teacher Training, Teaching of Physics, a Physics Degreept_BR
dc.format.extent103f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiencia e tecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Formação de professorespt_BR
dc.titleProfessores formadores e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade na licenciatura em físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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