Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSzenczuk, Dorotea Pascnukipt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T10:39:27Z
dc.date.available2024-01-08T10:39:27Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34704
dc.descriptionOrientadora: Tânia Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Relata resultados de pesquisa sobre a problemática da (in)disciplina escolar. Investiga as produções realizadas por mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil, nos últimos vinte anos, a partir de levantamento realizado nos resumos cadastrados na base de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped e no Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O fenômeno da indisciplina tem sido apontado como um grande problema do sistema escolar, no Brasil e em outros países, indicando a relevância de se investigar como tem sido pesquisado. São identificados, localizados e analisados 134 resumos relacionados à temática, quanto à forma de abordagem do tema, aos tipos de escola em que se realizaram as pesquisas, às unidades de análise usadas pelos pesquisadores, ao foco das pesquisas e ao tipo de abordagem teórica e metodológica. Conclui que a (in)disciplina não foi marcadamente tomada como objeto de pesquisa nos Programas Pós-graduação em Educação, não sendo localizados, nesses programas, centros específicos de produção de dissertações e teses sobre o tema. Constata a predominância de investigações que abordam o tema de forma secundária. A caracterização dessa produção mostrou que a escola pública apresenta-se como locus privilegiado pelos investigadores e que a abordagem didático-pedagógica da temática está presente em um número muito significativo de dissertações e teses, em uma perspectiva que associa a discussão da (in)disciplina com a organização do trabalho na escola e na sala de aula. Para desenvolver suas pesquisas, os discentes dos PPGE realizaram preferencialmente trabalho de campo, em estudos de caso nos quais foram utilizadas as técnicas de observação e entrevista. Aponta, finalmente, elementos que podem contribuir para o debate educacional sobre a questão, na direção de novas práticas escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It reports the results of research whose focus is the problem of indiscipline and it investigates the productions done by mastery and doctoral students in the Programs of Pos-graduation in Education in Brazil, of late 20 years, from a survey done in the registered abstracts in the database of the National Association of Pos-Graduation and Research in Education - Anped and in the Bank of Theses and dissertations of the Coordination of Staff's Improvement of Higher Education - Capes. The phenomenon of indiscipline has been pointed as a great problem of the school system, in Brazil and in other countries, indicating the relevance of investigating how the subject of indiscipline has been searched. 134 abstracts were located and identified related to the theme. They were analysed concerning the way of theme's approach, the kinds of school where the research was done, the units of analyses used by the researchers, the research's focus, the kind of theoretical and methodological approach. It is concluded that the indiscipline was not markedly taken as object of research in the Programs of Pos-graduation in Education. For this reason, specific centers of production of dissertations and theses about the theme were not located in these programs and it was checked the predominance of investigations that approach the theme in a secondary way. The characterization of this production showed that the public school presents itself as a privileged locus by the investigators and that the pedagogical-didactic approach of this thematic is present in a large number of dissertations and theses, in a perspective that associates the discussion of indiscipline with the work's organization at school and in the classroom. To develop their research, the the teacheers of the PPGE did preferentially fieldwork, in case studies in which the techniques of observation and interview were used. It points, finally, some elements that can contribute for the debate about the subject, towards new school practices.pt_BR
dc.format.extentxii, 204 f. : il; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title(In)disciplina escolar : um estudo da produção discente nos programas de pós-graduação em educação (1981-2001)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples