dc.contributor.author | Krynski, Eleandro Maschio | pt_BR |
dc.contributor.other | Direne, Alexandre Ibrahim | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T12:51:34Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T12:51:34Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/33957 | |
dc.description.abstract | Resumo: A presente tese concentra-se em descrever como o conhecimento de alto-nível sobre aspectos de experiência humana pode ser modelado, representado e, então, interpretado a fim de suportar interações de ensino e aprendizagem. A maioria das pesquisas anteriores na tutoria de Programação de Computadores tendia a se concentrar em princípios teóricos sobre a aquisição de experiência. Houve poucas implementações, ainda relacionadas a domínios específicos. Entretanto, o problema de prover uma epistemologia para a descrição de conhecimento sobre enunciados e estágios de conhecimento de aprendizes foi negligenciado. Esta pesquisa trata esse problema por meio de (1) um método baseado em grafos genéticos para gerenciar a complexidade na autoria de enunciados didáticos e (2) um processo geral para a modelagem dinâmica do conhecimento de aprendizes através da sobreposição das capacidades do domínio previamente descritas. O modelo e o método são ambos suportados por protótipos de ferramenta que foram implementados e integram o ambiente MÚLTIPLA. A avaliação do método e das ferramentas propostos foi realizada por estudos empíricos focados na generalidade dos grafos genéticos como linguagem de autoria com o objetivo de prover um arcabouço unificado para o desenvolvimento de perícias. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.title | Modelagem do processo de aquisição de conhecimento apoiado por ambientes inteligentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |