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dc.contributor.authorFeitosa, Alexandre Rômolo Moreirapt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2013-11-27T20:07:58Z
dc.date.available2013-11-27T20:07:58Z
dc.date.issued2013-11-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/33777
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho de doutoramento, verifica-se a hipótese de que o estímulo à formalização de conhecimento heurístico de jogo por aprendizes contribui para que estes compreendam melhor, os conceitos trabalhados no processo de aprendizagem. Sendo esta atividade de instrução apoiada por software, e privilegiando a alternância entre a colaboração e competição entre os estudantes. O projeto PROTEX, de apoio computacional ao ensino de xadrez nas escolas brasileiras, apresentado em Direne et al. (2004), descreve um ambiente educacional onde o aprendiz formaliza o seu conhecimento heurístico de jogo, e esta representação criada pode ser analisada, comentada, e usada por outros estudantes. E através de jogadores automáticos, a heurística especificada por um indivíduo pode ser validada, quando esta é utilizada como lógica de escolha de jogadas em uma partida automatizada. Alguns conceitos e ferramentas para este sistema foram anteriormente desenvolvidos por Martineschen et al. (2006), Feitosa et al. (2007) e Bueno et al. (2008), contudo até o presente estudo a eficácia desta abordagem não podia ser atestada. Com o intuito de realizar esta aferição, os seguintes objetivos foram alcançados por esta pesquisa: (1) realizou-se uma análise crítica, e uma revisão bibliográfica completa sobre os trabalhos acadêmicos e comerciais relacionados a este tema; (2) expandiu-se o conjunto de conceitos e softwares para permitir a competição artificial entre as especificações feitas; e (3) conduziu-se um estudo empírico sobre o uso deste novo ferramental, em um ambiente real de ensino e aprendizagem de xadrez. E a partir da análise dos resultados encontrados, constatou-se que a proposição inicial demonstrou-se válida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAnálise do uso de formalização de conhecimento heurístico no ensino de jogos através do estímulo à alternância entre competição e colaboraçãopt_BR
dc.typeTesept_BR


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