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dc.contributor.advisorGuimarães, Marcella Lopes, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorSenko, Elaine Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T13:53:59Z
dc.date.available2020-05-11T13:53:59Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32372
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Marcella Lopes Guimarãespt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 02/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 173-194pt_BR
dc.description.abstractResumo: O historiador muçulmano Ibn Khaldun (1332-1406), reconhecidamente um dos homens mais eruditos do período medieval, legou à posteridade uma obra de grande extensão e contribuição ao universo do saber. Dentre seus vários estudos, recebe especial atenção seu trabalho intitulado Muqaddimah, no qual, para além de outros assuntos, apresentou uma interessante e original proposta historiográfica. A presente dissertação tem por objetivo apontar e analisar as principais características dessa metodologia de investigação do passado elaborada por Ibn Khaldun em pleno século XIV, no ambiente do Norte da África e Península Ibérica - regiões em que viveu e transitou. Dessa forma, seguindo os princípios basilares que regem um trabalho historiográfico na atualidade, nossa intenção é problematizar a relação de proximidade, influência ou analogia das principais idéias propostas por Ibn Khaldun para com a tradição de escrita da história, ocidental e oriental, de seu passado e presente - assim ressaltando a originalidade de suas perspectivas. De fato, o historiador muçulmano estabeleceu uma severa, crítica e rigorosa metodologia da história que, enfim, lhe pudesse assegurar, em suas investigações das civilizações do passado, o encontro para com a verdade. Conseqüentemente, ele assim poderia entrever e descobrir as leis, de caráter universal, que regulariam o movimento das sociedades humanas. Ibn Khaldun, nesse momento, cria e desenvolve conceitos para a explicação dessas leis, a exemplo da assabiya, o chamado ?espírito de grupo?. No entanto, como perspectiva adotada e que trabalharemos em nosso estudo, acreditamos que tais concepções formuladas por Ibn Khaldun são também fruto de sua observação da própria realidade em que vivia, ou seja, de seu contexto: uma época que, diante de um panorama de crises e instabilidades políticas, apresentava um sentimento nostálgico em relação ao período de apogeu e conquistas da civilização muçulmana no passado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Muslim historian Ibn Khaldun (1332-1406), recognized as one of the most learned men of the medieval period, bequeathed to posterity a work of great extent and contribution to the universe of knowledge. Among his various studies, receives special attention his work entitled Muqaddimah, in which, besides other matters, he presented an interesting and unique historiographical proposal. The present dissertation aims to point out and analyze the main characteristics of this methodology of past investigation developed by Ibn Khaldun at fourteenth century, in the ambient of North Africa and Iberian Peninsula - regions where he lived and moved. Thus, following the basic principles that characterize a historiographical work nowadays, our intention is to problematize the relation of proximity, influence or analogy of the main ideas proposed by Ibn Khaldun towards the history writing tradition, Eastern and Western, from his past and present - so that highlighting the originality of his perspectives. In fact, the Muslim historian has established a severe, critical and rigorous methodology of history that, ultimately, could secure him, in his investigations of the past civilizations, encounter the truth. Consequently, he might well discern and discover the laws, of universal nature, which regulated the movement of human societies. Ibn Khaldun, this moment, creates and develops concepts for the explanation of these laws, like the assabiya, the so-called "team spirit". However, while perspective adopted and worked in our study, we believe that such conceptions formulated by Ibn Khaldun are also a result of his observations of the reality in which he lived, that is, his context: a time that, demonstrating a panorama of crises and political instability, presented a nostalgic feeling in relation to the period of apogee and conquests of the past Muslim civilization.pt_BR
dc.format.extent199f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIbn Khaldun, 1332-1406pt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO passado e o futuro assemelham-se como duas gotas d'água : uma reflexão sobre a metodologia da história de Ibn Khaldun (1332-1406)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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