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dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorFonseca, Carolina Scalise Taquespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:10:27Z
dc.date.available2022-11-18T18:10:27Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32056
dc.descriptionOrientador: Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual a cultura brasileira influencia a atividade de comunicação entre gerentes (tanto brasileiros quanto estrangeiros) e seus subordinados brasileiros, em multinacionais do setor automotivo do Estado do Paraná. A influência da cultura brasileira foi analisada com base em seus traços mais característicos: a receptividade ao estrangeiro, a orientação para o curto prazo, a aversão à sistematização do trabalho, o protecionismo, a aversão à incerteza, o individualismo, a valorização das relações, o formalismo, o jeitinho e o personalismo. O delineamento de pesquisa utilizado foi o estudo comparativo de casos, tendo os dados sido coletados por meio de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias foram constituídas por questionários e entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, junto a gerentes brasileiros e estrangeiros e seus subordinados, bem como por observações não-participantes e não-sistemáticas. Já as secundárias foram constituídas por documentos institucionais, tais como informativos internos, vídeos e material de treinamento. Neste sentido, foram empregados, para a análise dos dados, procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando métodos de análise de conteúdo e documental. Os dados coletados permitiram conhecer as características do processo de comunicação nas organizações estudadas, identificar os traços que nelas estão mais presentes e apontar aqueles que facilitam ou dificultam a atividade gerencial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research tried to identify the way Brazilian culture influences the communication process among managers, Brazilian and foreign, and their Brazilian subordinates, in multinational organizations in the state of Paraná. The influence of Brazilian culture was analyzed based on its more characteristic traits, such as openness to what is foreign, short term orientation, systematic work avoidance, protectionism, uncertainty avoidance, individualism, relationship valorization, formalism, "jeitinho" and personalism. The research design was a comparative case study, and data was obtained from primary and secondary sources. The primary data sources were in-depth semi-structured interviews, conducted with Brazilian and foreign managers of the organizations, and their subordinates; as long as direct, assistematic, and non-participant observation. Secondary data sources were institutional documents, such as internal journals, videos and training material. Thus, for the data analysis, descriptive-qualitative procedures were used, by means of document and content analysis. The collected data allowed to identify the characteristics of the communication process inside the studied organizations, to point out the Brazilian traits that are more present in them and to identify the traits that most affect managerial activity, on the sense of facilitating or complicating it.pt_BR
dc.format.extent172 f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleA influência de traços da cultura brasileira sobre a comunicação intra e intercultural no setor automotivo do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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