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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorSantos, Alexandre Hamilton Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T18:13:57Z
dc.date.available2022-11-08T18:13:57Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31893
dc.descriptionOrientador: Pedro Jose Steiner Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa objetivou verificar o impacto do processo de desregulamentação do mercado de transporte aéreo brasileiro sobre as decisões estratégicas da empresa aérea VARIG, no período de 1990 a 1998. Trata-se de um estudo de caso e de perspectiva longitudinal, uma vez que envolveu investigação das estratégias adotadas por uma única organização, antes e depois do início do processo de desregulamentação, ocorrido em 1990. Os procedimentos usados foram descritivo-qualitativos para tratamento, o nível de análise foi organizacional (VARIG) e a unidade de análise foi o grupo dirigente da companhia. Os dados primários foram obtidos com entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, com quatro dirigentes da empresa, e verificação dos relatórios de administração do período estudado. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de registros e documentos de fontes privadas ou oficiais e outros. No que concerne os resultados, observou-se que, a organização VARIG de fato experimenta expressivo processo de mudanças estratégicas, decorrentes de vários fatores, mas, é no processo de desregulamentação que está a maior razão pelas suas decisões estratégicas, ou seja, decisões sobre seleção de produtos, escolha de mercados, objetivos, metas, estratégia de diversificação, de expansão, administrativa, financeira, método de crescimento e programação de crescimento (Ansoff, 1991). São decisões que atingiram a vários aspectos da organização, quais sejam, imagem corporativa, missão, incorporações (Rio-Sul e Nordeste), acordos operacionais (Star Alliance), política de pessoal (redução de pessoal, programas de treinamento), estrutura organizacional (redução de Diretorias e criação de Unidades de Negócios), Ponte Aérea, programa de milhagem (Smiles), setor de cargas, logística operacional, área comercial, frota, tráfego e "core business" (foco de negócios).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research objectified verirfy the impact of the process of deregulation of the market of Brazilian air transport about the strategic decisions of the ailines VARIG, in the period from 1990 to 1998. It is a case study and of longitudinal perspective, once it involved investigation of the strategies adopted by an only organization, before and after the beginning of the deregulation process, happened in 1990. The used procedures were descriptive-qualitative for treatment, the analysis level was organizational (VARIG) and the unit of analysis was the directing group of the company. The primary data were obtained with structured interviews and semi-structured, with four leaders of the company, and verification of the reports of administration of the studied period. The secondary data were obtained by means of analysis of registrations and documents of private or official sources and others. In what it concerns the results, it was observed that, the organization VARIG in fact tries expressive process of strategic changes, current of several factors, but, it is in the deregulation process that is the largest reason for its strategic decisions, that is to say, decisions about selection of products, choice of markets, objectives, goals, diversification strategy, of expansion, administrative, financial, growth method and growth programming (Ansoff, 1991). They are decisions that reached to several aspects of the organization, which are, corporate image, mission, incorporations (Rio-south and Northeast), operational agreements (Star Alliance), personnel's politics (personnel's reduction, training programs), it structures organizational (reduction of Managements and creation of Units of Business), shuttle service, frequent flier program (Smiles), section of loads, operational logistics, commercial area, fleet, traffic and "core business".pt_BR
dc.format.extent143f : tabs. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpresas de transportept_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAeronáutica comercialpt_BR
dc.titleDesregulamentação do mercado de transporte aereo e decisões estrategicas : o caso Varigpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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