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dc.contributor.advisorSeleme, Robson, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorFernandes, Diego Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T17:17:58Z
dc.date.available2024-04-19T17:17:58Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31856
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Selemept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 22/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 119-124pt_BR
dc.description.abstractResumo: O aumento do consumo observado nos últimos anos esta associado ao aumento da renda dos indivíduos. Para o setor do vestuário de moda, a diferenciação é estratégia fundamental para alcançar seu público alvo em meio à elevada concorrência e uma dinâmica mutação nos desejos e necessidades dos clientes. O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é de suma importância para o setor industrial. O PDP se inicia com a geração de uma ideia e é concluído com a apresentação dos novos produtos ao mercado, no entanto a padronização deste processo nas indústrias do vestuário é pouco frequente, principalmente em indústrias de micro e pequeno porte. O presente trabalho desenvolve um modelo de PDP que pode ser adotado por organizações de micro e pequeno porte, desenvolvedoras de produtos com marca própria. A investigação foi conduzida em duas etapas. Na primeira foram levantados, por meio de pesquisa bibliográfica, os aspectos sobre estratégias organizacionais, relacionamento das empresas com sua cadeia de fornecimento e os modelos teóricos de PDP voltados para o setor do vestuário. A segunda etapa foi conduzida por meio de estudo de caso, que buscou observar, na prática da microempresa, a presença das características destacadas no referencial teórico. Os dados foram coletados em campo por meio de entrevistas focalizadas, com uso de questionários aos especialistas de empresas. Observações diretas e análise de documentos como fontes de evidências também foram conduzidas. Os dados foram analisados qualitativamente. Como resultado, obteve-se uma proposta de modelo de PDP para microempresas do setor de vestuário com marca própria dividido em duas grandes etapas, a primeira de pesquisas e planejamento e a segunda como projetos individuais de produtos. O modelo mantém um formato simplificado, de fácil compreensão e com etapas adequadas ao ambiente destas organizações. O novo modelo tem como benefícios iniciais às empresas de pequeno e médio porte a facilidade de implementação em função de sua simplificação, permitindo que seja possível melhor programar o PDP e os processos de produção.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The increase in consumption observed in recent years is associated with increased income of individuals. For the fashion apparel industry, differentiation is key strategy for reaching your target audience amid high competition and a dynamic mutation in the desires and needs of customers. The Product Development Process (PDP) is of paramount importance to the industrial sector. The PDP begins with the generation of an idea and ends with the presentation of new products to market, however this standardization process in the garment is uncommon, especially in industries of micro and small businesses. This paper develops a model of PDP that can be adopted by organizations of micro and small businesses, developers of products under its own brand. The investigation was conducted in two stages. The first was collected through literature, aspects of organizational strategies, business relationship with its supply chain and the theoretical models of PDP facing the apparel industry. The second stage was conducted through a case study, which sought to observe in practice microenterprise, the presence of the features highlighted in the theoretical framework. Data were collected in the field by means of focused interviews, using questionnaires to specialist companies. Direct observations and document analysis as sources of evidence were also conducted. Data were analyzed qualitatively. As a result, we obtained a proposed model for PDP microenterprise sector with its own brand of clothing in two main stages, the first research and planning projects and the second as individual products. The model maintains a simplified format, easy to understand and appropriate steps with the environment of these organizations. The new model has the initial benefits to small and midsize ease of implementation due to its simplicity, allowing best possible program the PDP and production processes.pt_BR
dc.format.extent131 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProdutos novos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectVestuario - Indústriapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titleProposta de modelo de processo de desenvolvimento de produtos para indústria do vestuário de moda de micro e pequeno portept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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