Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCifuentes, José Carlos, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorGusmão, Lucimar Donizetept_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:36:05Z
dc.date.available2024-04-08T12:36:05Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31848
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 26/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 150-154pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa procura responder algumas questões que são apresentadas no problema, de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: "Como a arte pode ser fonte de conhecimento para a matemática, visando seu ensino?" e "Em que medida a arte pode contribuir para uma metodologia de ensino da matemática que incorpore aspectos da estética da matemática?". A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa "Educação Matemática e Interdisciplinaridade". Tem como finalidade obter subsídios teóricos para fortalecer a relação interdisciplinar entre matemática e arte, ou melhor, entre matemática e estética (a ciência do conhecimento sensível). Esta pesquisa é de natureza teórica, e a metodologia que construímos é a que segue, de forma resumida: após a leitura minuciosa das obras de Herbert Read, principalmente "A Redenção do Robô: meu Encontro com a Educação através da Arte", identificamos algumas palavras-chave, como educação, arte, estética, imaginação, intuição, razão, emoção, entre outras, as quais procuramos esclarecê-las e, em seguida, adaptá-las para o campo da Educação Matemática, observando, é claro, se tal adaptação fazia sentido. Fazendo sentido, procuramos ampliar o conceito dentro desse campo, visando uma construção da "Educação Matemática pela Arte". Assim, neste trabalho, buscamos estabelecer relações entre a matemática e a arte, bem como enfatizar a importância de se ascender ao conhecimento matemático por meio dos processos que envolvem, além da razão, também a sensibilidade no campo da matemática, e que estão relacionados com a intuição, a imaginação, a espontaneidade, a liberdade e a criatividade. Além disso, ressaltamos, ainda, a importância de oportunizar a experiência estética e permitir essa sensibilização a partir dessa experiência. A expectativa é que este trabalho possa contribuir também para fortalecer a interdisciplinaridade entre arte e matemática, visando o ensino desta última, apelando à suas capacidades estéticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study tries to answer some questions that are presented in the problem of epistemological and methodological order, respectively: how Art can be considered a source of knowledge for Mathematics in a teaching perspective and In what dimension Art can contribute to a Mathematics teaching methodology that incorporates aesthetic aspects of Mathematics? The study was carried out in Education Science and Mathematics Pos-Graduation Program, in Federal University of Paraná, in the line of research: Mathematics Education and Interdisciplinarity. It has the objective to get theoretical resources to strengthen the interdisciplinar relation between Mathematics and Art, or rather, Mathematics and Aesthetic (the science of sensible knowledge).This work is theoretical in nature and the methodology we built, in brief, was the following: after a detailed reading of Herbert Read's works, especially "The Redemption of Robot: my meeting with education through art", we identified some keywords such as education, art, aesthetics, imagination, intuition, reason, emotion, among others, we seek making them clear and then bring them to the field of Mathematics Education, noting, of course, if such adaptation makes sense. If so, we seek to expand the concept within that field for a construction of "Mathematics Education through Art". So, we intend in this work, to establish relationships between Mathematics and Art, as well as to emphasize the importance to ascend the Mathematics knowledge through the process that involves, besides the reason, also the sensibility in the field of this discipline which are related to intuition, imagination, spontaneity, liberty and criativity. Moreover, we still emphasize the importance to give the opportunity to the aesthetic experience and permit this sensibilization from this experience. The expectative is that this work can also contribute to strength the interdisciplinarity between Art and Mathematics, aiming the teaching of the last one, appealing to its aesthetics capacities.pt_BR
dc.format.extent154 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEducação matemática pela arte : uma defesa da educação da sensibilidade no campo da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples