Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHerold Junior, Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcelo José de Souza e, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherAlbuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T18:43:14Z
dc.date.available2020-10-05T18:43:14Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30205
dc.descriptionOrientador : Carlos Herold Júniorpt_BR
dc.descriptionCo-orientador : Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerquept_BR
dc.descriptionApêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/03/13pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 213-214 e notas de rodapépt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação traz uma discussão sobre a educação escolar farmacêutica. Seu objetivo é desvelar as contradições internas na formação do farmacêutico, para explicitar os vetores que operam na direção da manutenção da ordem do capital e/ou na direção de sua transformação, com o intuito de atuar praticamente nas lacunas dessas contradições internas, para operar a favor das possibilidades de superação da ordem capitalista, que limita a humanização dos sujeitos. Tem como base teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético, a partir do qual foram adotados os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica sobre o ensino de farmácia no Brasil, análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) atual do curso de farmácia da UFPR, e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de farmácia. Nossas análises nos mostraram quatro contradições internas fundamentais na formação do farmacêutico, que são: a utilização do ideário do aprender a aprender como concepção pedagógica, o que leva a um ensino que limita o desenvolvimento do pensamento aos pseudoconceitos; a suposição de que o ensino baseado em uma formação humanística e ética é a solução para resolver questões da esfera singular, não entendendo que esse humanismo e essa ética estão na esfera universal; acreditar que a interdisciplinaridade é a solução para a fragmentação do ensino, a partir de uma análise fundamentada na lógica formal, sem entender que ela se dá a partir da fragmentação do trabalho na sociedade capitalista, não sendo simplesmente uma fragmentação epistemológica; e um conceito de saúde relegado ao senso comum, que não aponta o que realmente é saúde para no capitalismo, favorecendo a adaptação a esse modo de produção. Dessa forma, confirmaram nossa hipótese de que a formação existente no curso de farmácia da UFPR privilegia uma maior adaptabilidade do sujeito às relações sociais capitalistas, ao invés de ter como objetivo a formação do sujeito que privilegia a transmissão e apropriação do conhecimento histórico e socialmente produzido pela humanidade, como parte de suas objetivações e apropriações para que de fato se forme como sujeito consciente das relações sociais em que se encontra e que tenha condições de transformá-las.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis provides a discussion of school education of pharmacy. Its goal is to reveal the internal contradictions in the pharmacist's formation to clarify the vectors that operate in the direction of maintaining order on capital and / or the direction of its transformation, in order to act practically into the gaps of these internal contradictions, to operate in favor of the possibility of overcoming the capitalist order, which limits the humanization of the subjects. It is based on the theoretical and methodological historical-dialectical materialism, from which we adopted the following: literature review on teaching pharmacy in Brazil, analysis of the current Political Pedagogic Project (PPP) of pharmacy course at UFPR, and analysis of the National Curriculum Guidelines (DCN) for pharmacy courses. Our analysis showed us four main internal contradictions in the formation of pharmacists, which are: the use of the ideas of learning to learn as instructional design, which leads to an education which limits the development of thought to pseudoconcepts; the assumption that teaching based in a humanistic and ethical is the solution to resolve issues of the singular sphere, not understanding that this humanism and ethics are into the universal sphere; believe that interdisciplinarity is the solution to the fragmentation of education, from an analysis based on the logic formal, not understanding that it takes from the fragmentation of labor in capitalist society, it is not simply an epistemological fragmentation; and a health concept relegated to common sense, which does not indicate what health really is in capitalism, favoring adaptation to this mode of production. Thus, confirmed our hypothesis that the existing formation into the pharmacy course at UFPR favors greater adaptability of the subject to the capitalist social relations, rather than having as its goal the formation of the subject that emphasizes the transmission and appropriation of historical and socially knowledge produced by humanity, as part of their objectivations and appropriations to actually be formed as conscious subject of the social relations in which it is and which is able to transform them.pt_BR
dc.format.extent214 f. : il., gráfs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFarmácia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFarmaceuticos - Formaçãopt_BR
dc.subjectHumanização na saúdept_BR
dc.subjectFarmácia - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação farmacêutica como instrumento para a manutenção ou transformação da sociedade : um estudo a partir do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples