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dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Éder Francisco dapt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T15:56:20Z
dc.date.available2020-10-01T15:56:20Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30090
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionCo-orientadora : Profa. Dra. Tânia Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 153-164pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa que analisou, sob o ponto de vista dos alunos, o papel e o significado dos livros didáticos de Física do Ensino Médio, ótica segundo a qual essa questão tem sido pouco abordada. A pesquisa se justifica pelos altos investimentos de recursos públicos do Governo Federal no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-EM). Sustentado em pressupostos da pesquisa qualitativa, o trabalho empírico foi desenvolvido em duas etapas: a primeira, de natureza exploratória, na qual os sujeitos participantes foram alunos de Ensino Médio de duas escolas da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, cujos objetivos foram analisar as expectativas com relação ao uso do livro de Física, bem como identificar e analisar os significados que foram construídos durante esse período de sua utilização; e a segunda, da qual participaram alunos da graduação em Física de duas universidades de ensino público situadas em Curitiba, Paraná, que teve por objetivo compreender como foram as relações por eles estabelecidas com o livro didático de Física enquanto alunos do Ensino Médio. Em ambas as etapas, os jovens estudantes, entendidos como sujeitos educativos, cotidianos, sociais e históricos (EDWARDS, 1997), responderam questionários sobre elementos de sua experiência com os livros didáticos de Física durante o Ensino Médio. Buscou-se, a partir da sua experiência escolar (DUBET e MARTUCELLI, 1998), em particular nas aulas de Física, conhecer elementos relacionados à presença e aos usos dos livros didáticos, ressaltando aspectos tanto da cultura da escola quanto da cultura escolar (FORQUIN, 1993), objetivando identificar os papéis que os livros didáticos de Física do Ensino Médio têm desempenhado na experiência escolar e que usos têm sido feitos no ensino de Física, segundo o ponto de vista dos alunos. Os resultados foram analisados mediante categorias que explicitam como os livros didáticos afetam a experiência escolar e os significados atribuídos aos livros didáticos na sua relação com a aprendizagem da Física. Dentre outros aspectos, evidenciaram-se indícios de resistência ao uso dos livros didáticos de Física, com predominância de práticas de utilização do quadro de giz, tanto na rede pública quanto na particular. Apesar disso, verificou-se que os alunos manifestam que a presença dos livros didáticos de Física pode auxiliar o professor em suas atividades e pode contribuir para a aprendizagem dos alunos. Os jovens apontaram que os livros são pouco utilizados e que, quando o são, a leitura dos textos não é uma atividade privilegiada, o que conduz a uma supervalorização, por eles, de exercícios, esquemas e desenhos. Para eles, não é somente a presença dos exercícios, problemas e exemplos que contribui diretamente, por si só, para sua aprendizagem, mas o detalhamento do processo para a sua resolução, aspecto que pode explicar a alta frequência de respostas relacionadas à indicação de que podem aprender sozinhos com os exercícios resolvidos. Como contribuição, sugere-se que sejam incluídos, nos cursos de formação inicial e continuada de docentes, elementos para que os futuros professores possam compreender como são constituídas as relações com este artefato da cultura escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed at analyzing the role and meaning of High School physics textbooks according to students' perspective, which does not constitute a common approach for this theme. The research gained particular importance within the present context, where the federal government has performed high investments of public resources in the National Program for Textbooks (PNLD-EM). The empirical work, supported by qualitative presuppositions, was developed in two phases. The first one was exploratory and featured the participation of High School students of two schools from the metropolitan area of Curitiba, Paraná. The second phase saw the participation of students from the physics undergraduate programs of two public universities in Curitiba, Paraná. The young students, understood as educational, social, historical and quotidian subjects (Edwards, 1997), answered surveys about elements from their experience with physics textbooks during High School. This work sought to recognize elements related to the presence and use of textbooks, based on the school experience (Dubet and Martucelli, 1998) - in particular physics classes -, highlighting aspects from both the culture of school as well as from school culture (Forquin, 1993). The results were analyzed based on categories which explicit how textbooks affect the school experience and the meanings attributed to textbooks in their relationship with learning physics. Among other aspects, the work evidenced indications of resistance to the use of physics textbooks, considering that practices with the use of chalkboard are predominant both in public and private schools. Nevertheless, it was verified that students revealed that the presence of physics textbooks may assist the teachers in their activities and may contribute to students' learning. The students pointed out that the books are not used very often, and when they are, text reading is not a favored activity and exercises, graphs and schemes are overvalued. According to them, the practice of exercises, problems resolutions and examples are not the only factor to contribute to their learning; the detailing of the entire process of solving problems is also very important. As a contribution, this research suggests that the courses for initial and continued education of teachers should include elements for future professionals to comprehend how the relationships with this artifact of school culture are constituted.pt_BR
dc.format.extent183 f. : il., gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs livros didáticos de Física do Ensino Médio : com a palavra os alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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