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dc.contributor.authorSiebenrok, Maria Lúciapt_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T15:46:46Z
dc.date.available2020-03-12T15:46:46Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30013
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Virginia B. Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 25/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 209-217pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta a investigação da relação entre as ações desenvolvidas pelo gestor de design no nível funcional ou tático, que propiciaram a construção da gestão do design na Divisão Vogue que atuou entre 1967 a 1996, responsável pela marca Modulados Vogue da empresa Placas do Paraná S.A., contribuindo para um posicionamento estratégico vantajoso, propiciando a mudança organizacional e direcionamento da marca, com reflexos no design operacional. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre modulados, gestão e liderança e gestão do design, um levantamento documental e o resgate da história oral do departamento de desenvolvimento de novos produtos, através de entrevistas com seus ex-gestores e questionários com seus ex-funcionários, a fim de validar as informações obtidas. A Modulados Vogue, foi responsável pelo lançamento do primeiro armário modulado, no sistema peça a peça, fabricado em chapas de madeira aglomerada do Brasil, que foi fabricado com o objetivo de disseminar o material até então pouco conhecido, teve a sua existência marcada por períodos de mudanças políticas e econômicas e em consequência passou por várias adaptações. Por ela também passaram gestores que influenciaram a sua trajetória como Nelson Arnaldo Buchmann, Otto Glaeser, Norbert Kleinschmidt, Martin Froesch, Guilherme Bender, Edson Laci Mafra e Jusmeri Medeiros. Pôde-se observar na investigação, que o design fazia parte da cultura da empresa e estava presente em todos os seus processos e que nos períodos em que a missão da empresa coincidiu com as do departamento de desenvolvimento de novos produtos, houve maior desenvolvimento da mesma. A flexibilidade e estratégias competitivas adotadas por seus gestores foram responsáveis pelo seu desenvolvimento e para isso, foi preciso conhecer o mercado e as tendências mundiais, pois seu posicionamento sempre foi de manter-se à frente do seu tempo, investindo em tecnologia e qualidade. Constatou-se que a capacidade de administrar e liderar da maioria dos gestores, investindo no conhecimento e reconhecendo o trabalho de seus funcionários, foi responsável por tornar o local agradável, onde a equipe agia com rapidez conforme a demanda e pressão do ambiente externo, criando uma identidade para a marca Vogue, que foi vendida para a empresa Rudnick S.A. quando decidiram encerrar suas atividades. Portanto é possível afirmar que os gestores tiveram influência direta na construção da gestão do design e no sucesso da Modulados Vogue.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents an investigation of the relation between the actions that were developed by the manager of design in the functional level or tactical level, that provided a construction of the design's management of the Division Vogue that acted between 1967 until 1996, responsible for the brand Modulados Vogue of the business Placas do Paraná S.A., contributing for a strategic and beneficial positioning, providing a change in the organizational and the direction of the brand, with the reflections od the design operational. For this, a bibliographic research was done about modulated, management and leadership and management of design, a documentary research and a research of the oral history of the department of development of new products, through interviews with the old managers and questionnaires with old employees, wanting to validate the informations obtained. The Modulados Vogue were responsible for the release of the first wardrobe modulated, in the system all the pieces, manufactured of crowded wood plates from Brazil, that was manufactured on purpose to disseminate the material that wasn't known at that time, had its existence memorable by the period of political and economical changes and the consequence was that it went through a lot of adaptations. Through it also passed by managers that influenced its way, like Nelson Arnaldo Buchmann, Otto Glaeser, Norbert Kleinschmidt, Martin Froesch, Guilherme Bender, Edson Laci Mafra and Jusmeri Medeiros. It is possible to see in the investigation, that design was part of the culture of the business that was there in all its process and the one that in the periods when the mission of the business coincided with the ones of the department of development of new products, there was a bigger development of the same. The flexibility and the competitive strategies taken by the managers were responsible for the development, and for that it was needed to know the market and the worldwide trends, because its positioning was always to keep it forward, investing in technology and quality. It was found that the capacity to administer and lead the most of managers, investing in knowledge and recognizing the work of its employees, it was responsible for changing the place to a nice place, where the group acted fast as it was demanded and also pressed by the environment outside, creating an identity for the brand Vogue, that was sold to a business called Rudnick S.A. when it was decided to end their activities. So it is possible to affirm that the managers had a direct influence on the design's construction of management and on Modulados Vogue's success.pt_BR
dc.format.extent235f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectMobiliario - Desenhospt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleGestão do design : o papel dos líderes em uma empresa produtora de móveis do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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