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dc.contributor.authorRoiz, Diogo da Silvapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Helenice Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T22:20:00Z
dc.date.available2020-07-09T22:20:00Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29822
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Helenice Rodrigues da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba,08/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 342-380pt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo desta pesquisa foi investigar como começou a ser definido o "ofício de historiador" no Brasil, entre os anos de 1930 e 1950, tendo por base a análise pormenorizada das obras e das trajetórias de Alfredo Ellis Jr. (1896-1974) e de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), durante o período de 1929 a 1959. No momento em que produziram a maior parte de suas obras, pesquisaram em arquivos, fizeram crítica literária, análises sociológicas e escreveram romances, além de passarem por instituições de ensino e pesquisa e por associações, e serem professores da cadeira de História da Civilização Brasileira do curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP), que havia sido criada em 1934. Para embasar esta análise nos preocupamos em verificar em que medida o uso das categorias "intelectual-letrado" e "letrado-intelectual" poderiam subsidiar a pesquisa, para inquirirmos as ações e as escolhas de AEJ e SBH. Nesse aspecto, nossa meta foi mostrar que enquanto AEJ foi um "intelectual-letrado", SBH teria sido um "letrado-intelectual". Para amparar essa afirmação, tanto percorremos seus ingressos no que definimos como uma guerra de ideias no mundo dos letrados de São Paulo, na qual teriam enfrentado batalhas em torno do uso da "temporalidade", da "periodização", da "verdade", da "representação do passado" e das "regras do método histórico". Quanto, num segundo momento, procuramos inquirir e interpretar a trajetória de cada um deles, para verificarmos como cada um daqueles pontos se movimentavam em suas obras. Com isso, foi-nos possível verificar que enquanto AEJ usava o passado para justificar suas teorias e orientar suas ações no presente, ao mesmo tempo como juiz e historiador do processo histórico, limitando-se a uma "rede de relações", com "agentes sociais" pertencentes exclusivamente aos setores e instituições do estado de São Paulo. SBH, ao contrário, teve como meta justamente descortinar as raízes do passado brasileiro, para inquirir como inviabilizavam a constituição plena da democracia nessas terras, com vistas a propor um projeto de transformação social, ao mesmo tempo em que formava uma "rede de relações" de nível nacional e internacional, e na qual sua obra passava simultaneamente pelo crivo desses "agentes", quanto por sua autocrítica, num movimento de constante (re)elaboração.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this research was to investigate how begun to be defined the "historian's work" in Brazil, between the years 1930 and 1950, based on a detailed analysis of the works and the trajectories of Alfred Ellis Jr. (1896-1974) and Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), during the period from 1929 to 1959, the moment that they produced most of their works, searching in archives, made literary criticism, sociological analysis, wrote novels, and working in institutions of teaching and researching and associations, and being professors of the chair History of Brazilian Civilization, course of Geography and History of Faculty of Philosophy, Sciences and Letters, University of São Paulo, which was created in 1934. To support this analysis we care to ascertain the use of the categories "intellectual-learned" and "learned-intellectual" could subsidize the research, to inquire the actions and the choices of AEJ and SBH. In this aspect, our objective was to show that while AEJ was an "intellectual-learned," SBH would have been a "learned-intellectual." To support this assertion, first of all, we go through their incomes in which we define as a war of ideas in the world of the learned persons of São Paulo, which would have faced battles over the use of "temporality", of "periodization", of "truth", of "representation of the past" and the "rules of historical method." In a second moment, we inquire and interpret the history of each other, to look at how each of those points moved into their works. With that, we were able to see that while AEJ used the past to justify his theories and guide his actions in the present, at the same time as judge and historian of the historical process, limited to a "network of relationships", with "social agents" belonging exclusively to the sectors and institutions of the state of São Paulo. SBH, in contrast, was aimed precisely uncover the roots of the Brazilian past, to inquire how prevented the constitution of full democracy in these lands, with a view to proposing a project of social transformation, while that formed a "network of relationships" national and international level, and in which his work simultaneously passed through the sieve of these "agents", and for his self-criticism, a movement of constant (re)working.pt_BR
dc.format.extent376f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEllis Júnior, Alfredo, 1896-1974pt_BR
dc.subjectHolanda, Sérgio Buarque de, 1902-1982pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHistoriadores - Brasilpt_BR
dc.subjectEditoração - Brasilpt_BR
dc.subjectIntelectuais - Brasilpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA dialética entre o "intelectual letrado" e o "letrado intelectual" : projetos, tensões e debates na escrita da história de Alfredo Ellis Jr. e Sérgio Buarque de Holanda (1929-1959)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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