Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptista, Selma, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorCatucci, Isabelle, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T18:52:06Z
dc.date.available2022-04-11T18:52:06Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29373
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Selma Baptistapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Defesa: Curitiba, 28/09/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 183-191pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Antropologia socialpt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata de questões relativas à pesquisa de esculturas públicas como objetos de estudo para compreensão das dinâmicas sociais, na cidade de Ibiporã, interior do Paraná. A pesquisa tem como foco, as negociações necessárias para instalação e manutenção das obras de arte no espaço público. Ela se encontra intermediada por reflexões da antropologia urbana e do campo de estudos. O processo de pesquisa no campo revelou a importância da presença do artista Henrique de Aragão como mediador das negociações entre o poder público e a produção artística. A partir de considerações de habitantes locais, jornais, documentos, relatos e narrativas, a trajetória de vida do artista permitiu ressaltar algumas percepções sobre a construção de espaços, lugares e objetos, percebidos como veículos comunicadores de conceitos culturais. A etnografia demonstra leituras possíveis, a partir de vários discursos sobre os objetos no espaço público. Tal metodologia foi utilizada com o intuito de perceber as influências e disputas que enredam, em conjunto, as imagens e identidades da cidade, as quais se encontram em constantes transformações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present Masters dissertation deals with the research of public sculptures as objects of study for understanding the social dynamics in the city of Ibiporã, countryside of the state of Paraná. The research focuses on the negotiations required for the installation and maintenance of the works of art in public spaces, and is intermediated by reflections about urban anthropology and the field of study. The process of field research showed the importance of the artist Henrique de Aragão as mediator between the public authorities and the artistic production. Based on opinions expressed by local residents, newspapers, documents and stories, the artist's life journey made it possible to highlight some perceptions about the construction of spaces, places and objects, seen as vehicles that communicate cultural concepts. The ethnography shows the possible readings based on several discourses about the objects in public spaces. Such methodology was adopted in order to perceive the influences and disputes that entangle city images and identities, which are in a state of constant transformation.pt_BR
dc.format.extent195f. : il.[algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectArte públicapt_BR
dc.subjectEscultura públicapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleArte pública em Ibiporã : reflexões sobre cultura em uma cidade no interior do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples