Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Caio Márcio Almeida ept_BR
dc.contributor.otherOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-20T18:33:40Z
dc.date.available2020-04-20T18:33:40Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28065
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 10/02/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design de sistemas de produção e utilizaçãopt_BR
dc.description.abstractResumopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a experiência dos usuários com o produto a partir do uso intuitivo. Para tanto, foi feita uma investigação a partir de cinco ensaios. Todas possuem abordagens metodológicas diferentes, no intuito de apresentar ao leitor um panorama das mesmas, bem como uma sugestão de contextos em que estas podem ser aplicadas no desenvolvimento de produto. Nessa perspectiva, foram desenvolvidos cinco ensaios, denominados de A, B, C, D e E. O ensaio A trata do reconhecimento e julgamento de um produto não conhecido. O ensaio B trata do reconhecimento das funções de um produto previamente apresentado. O ensaio C trata da percepção da relação comando e ação presente no interior de um automóvel. O ensaio D trata da percepção de um produto a partir, exclusivamente, de um estímulo sensorial. Por fim, o ensaio E faz uma abordagem do primeiro uso quando o participante é colocado em uma condição diferente da dele. A partir desse panorama, viu-se que existem várias possibilidades de abordagens de pesquisas com ênfase na experiência a partir do uso intuitivo. Nesse sentido, não existe a abordagem correta ou incorreta. Existe a mais ou menos adequada para o tipo de produto, o estágio de desenvolvimento em que ele se encontra e o objetivo que se pretende atingir. Para o desenvolvimento de uma nova tipologia de produto ou desenvolvimento a partir do rompimento de um arquétipo sugere-se os ensaios A, B, C, D e E. Por fim, para o Desenvolvimento de um produto com tipologia conhecida e o Redesenho do produto, sugere-se as referências dos ensaios B, C e D.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to verify the users' experience with the product from the intuitive use. For this, an investigation was made from five tests. All the trials have different methodological approaches, in order to present to the reader an overview of them, and also a suggestion of contexts in which these methodological approaches can be applied in product development. In this perspective, five tests have been developed: A, B, C, D and E. The test A is about the recognition and judgment of an unknown product. The test B is about the recognition of the functions of a product previously presented. The test C is about the perception of relationship command and action inside a car. The test D is about the perception of a product exclusively from a sensory stimulus. Finally, the test E makes an approach of the first use when the participant is placed in a condition different from his. From this background, it was seen that there are several possible approaches to research with emphasis on experience from the intuitive use. In this sense, there is no right or wrong approach. There is the more or less appropriate for the type of product, the stage of development in which it finds and the goal to be achieved. To develop a new type of product or developing from a broken archetype, suggest tests A, B, C, D and E. Finally, for the development of a product with a known type and redesign of the product is suggested the references of the tests B, C and D.pt_BR
dc.format.extent156f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectProdutos industrializados - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleExperiência com o produto a partir do uso intuitivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples