Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRotenberg, Julianapt_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T17:29:48Z
dc.date.available2020-06-10T17:29:48Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28010
dc.descriptionOrientadora: Profª Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 01/06/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 123-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a área de design e marketing, principalmente no desenvolvimento de jogos digitais com inserção publicitária, os advergames. Foi realizada uma pesquisa sobre marketing geral para definir e aprofundar o conhecimento de parâmetros e conceitos necessários ao marketing digital e sua inserção no design de jogos voltados para publicidade online bem como a definição de conceitos de publicidade e propaganda. Em paralelo a pesquisa de marketing, também foi desenvolvida uma pesquisa para a definição dos parâmetros e conceitos para o desenvolvimento de jogos digitais e a inserção publicitária em jogos online; ponto comum para ambas as pesquisas, e onde os temas se fundem e sustentam uma área comum. Com base nas pesquisas, foi desenvolvido um instrumento de avaliação para tentar mensurar o potencial dos advergames em transmitir mensagens publicitárias através de entretenimento e diversão. Por fim, os advergames foram analisados e, através da coleta e análise de dados foi possível chegar a um resultado que indica a possibilidade de ampliar as pesquisas no tema proposto pela presente dissertação de mestrado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to contribute to design and marketing studies, particularly in the development of online videogames with advertising insertions, the advergames. It's been conducted surveys about general marketing to define their knowledge about concepts and parameters needed for digital marketing studies and its integration into the game design oriented to advertising in online games. In parallel with marketing research, it was developed a survey to define concepts about digital games and the insertion of advertising in online games; common point to both surveys, and where the issues are common to both areas. Based on the researches, it's been developed an assessment tool to possibly measure the advergaming potential to convey advertising messages through entertainment and fun. Finally, the advergames were analyzed and, by collecting and analyzing data was possible to achieve a result that indicates the possibility of expanding the present research.pt_BR
dc.format.extent127f. : il. (algumas color.); grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectJogos eletronicospt_BR
dc.subjectJogos por computadorpt_BR
dc.subjectJogos da internetpt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleProposta de instrumento para avaliação do potencial de percepção de marca em advergamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples