Mostrar registro simples

dc.contributor.authorXavier, Sílvia Pedrosopt_BR
dc.contributor.otherTavares, Sérgio Fernando, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T22:20:28Z
dc.date.available2021-07-12T22:20:28Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27540
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio fernando Tavarespt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil. Defesa: Curitiba, 12/05/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 131-155pt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Construção Civilpt_BR
dc.description.abstractResumo: O despertar ecológico, ao final da década de 1960, iniciou uma reflexão em escala global que resultou na necessidade da adoção de um novo modelo de desenvolvimento, sob o paradigma da sustentabilidade. No início deste século, em todas as áreas, adotar uma postura que privilegie as questões ambientais tornou-se um imperativo mundial, ao mesmo tempo em que as questões sociambientais precisam também ser consideradas. Como os impactos gerados pela atividade da construção civil são muito significativos, a questão da sustentabilidade ganha relevância também neste contexto. A forma pela qual os arquitetos tratam esta problemática, desde a concepção do projeto até a sua implementação, reflete-se diretamente na produção do ambiente construído mais sustentável. O presente trabalho aborda a inserção dessas questões nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, sob uma abordagem transdisciplinar. Apresentam-se os conceitos acerca da sustentabilidade (enfatizando a abordagem ambiental) e seu impacto no projeto do ambiente construído e, por consequência, no exercício da profissão de arquiteto. Por meio de estudos de caso múltiplos, descrevem-se práticas de ensino que contemplam a sustentabilidade. Tal reflexão teórica sobre temas correlatos - sustentabilidade, ambiente construído sustentável e ensino de sustentabilidade - permite novas abordagens no processo de ensino e aprendizagem em arquitetura e urbanismo, que, somadas às experiências descritas e analisadas, pretendem gerar uma discussão sobre novas perspectivas educacionais e desafios para este milênio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The ecological awakening, in the late 1960s, initiated a reflection on a global scale that resulted in the need of adopting a new development model, under the paradigm of sustainability. At the beginning of this century, in all areas, adopting a posture that promotes environmental issues has become a worldwide demand, while the socioenvironmental issues must also be considered. As the impacts generated by construction activity are very significant, the issue of sustainability also becomes relevant in this context. The way architects treat this problem, from design to implementation, is reflected directly in the production of a more sustainable built environment. This study discusses the inclusion of these issues in undergraduate courses in architecture and urbanism, under a transdisciplinary approach. The concepts concerning sustainability (emphasizing the environmental approach) and its impact on the design of the built environment and, in consequence, the profession of architect, are presented. Through multiple case studies, the teaching practices that address sustainability are described. This theoretical discussion on related themes - sustainability, sustainable built environment and sustainability education - allows new approaches to the process of teaching and learning in architecture and urbanism, which, added to the experiences described and analyzed, seek to generate a discussion on new educational prospects and challenges for this millennium.pt_BR
dc.format.extent169f. : il. [algumas color]., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleA temática da sustentabilidade no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo : estudo de caso das experiências de três instituições públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples