dc.contributor.author | Freitas, Artur, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Magalhães, Marion Brepohl de, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T21:14:47Z | |
dc.date.available | 2020-06-19T21:14:47Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/27151 | |
dc.description | Orientadora: Marion Brepohl de Magalhães | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 2007 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: De saída, uma pergunta: como, eventualmente, a arte brasifeira de vanguarda reagiu - em termos estéticos e ideológicos - frente às contradições culturais dos ditos "anos de chumbo" do regime militar? Partindo dessa questão inicial, esta tese procurou desenvolver todo o tempo a idéia de que não é ausente de sentidos históricos a notável coincidência cronológica que existe entre os primeiros anos de vigência do Ato Institucional n° 05 (c. 1969-1973) e o surgimento de uma produção artística conceituai ou conceitualista, ela mesma voltada a problematizar a relação entre arte e realidade - aí incluídas, claro, tanto a "realidade" fenoménica quanto a social. Assim, buscando caracterizar as principais intenções estéticoideológicas do conceitualismo no Brasil e visando a interpretação conjunta daquilo a que o crítico Frederico Morais batizou, já na época, de "contra-arte" ou "arte de guerrilha", esta pesquisa optou pela análise de algumas obras-chave dos artistas Antonio Manuel, Cildo Meireles e Artur Barrio. palavras-chave: arte brasileira, arte conceituai, conceitualismo, arte e política, arte de guerrilha, Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Frederico Morais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In the first place, one asks: how, eventually, the vanguard Brazilian art reacted - in aesthetic and ideological terms - to worse years of military regime? In this way, this thesis bet in notable chronological coincidence that exists between first years of Institucional Act n° 05 (c. 1969-1973) and appearance of a conceptual or conceptualist artistic production inclined to discuss the relation between art and reality. Thus, this thesis intended to characterize the main aesthetic-ideological intentions of conceitualism in Brazil through analysis of exemplary works of the artists Antonio Manuel, Cildo Meireles and Artur Barrio. For this, the research interpreted some vanguard actions realized in the context of "counter-art" or "guerrilla art", according to expressions of art critic Frederico Morais. key-words: Brazilian art, conceptual art, conceptualism, art and politics, guerrilla art, Antonio Manuel, Artur Barrio, Cildo Meireles, Frederico Morais. | pt_BR |
dc.format.extent | v, 356f. : il. algumas color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Arte conceitual | pt_BR |
dc.subject | Arte e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política na arte | pt_BR |
dc.subject | Teses - História | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Contra-arte : vanguarda, conceitualismo e arte de guerrilha - 1969-1973 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |