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dc.contributor.advisorSilva, Angelo José da, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorApolloni, Rodrigo Wolff, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T14:43:48Z
dc.date.available2022-07-07T14:43:48Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26903
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Angelo José da Silvapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 12/12/2011pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos vinte anos, metrópoles de todo o mundo passaram a conviver com novas manifestações no contexto das chamadas "artes gráficas de rua". Além do Grafite e da Pichação – conhecidos desde o início dos anos setenta -, as ruas ganharam outras obras, baseadas direta ou indiretamente na utilização do papel. Essas expressões, que podem ser identificadas como estênceis, lambes (cartazes), stickers (adesivos), formas híbridas e formas tridimensionais, possuem características materiais e imateriais próprias, que possibilitam situá-las em uma categoria específica. Neste trabalho, buscamos, inicialmente, localizá-las em um panorama histórico de desenvolvimento das artes gráficas e plásticas de rua. Para isso, adotamos um construto teórico produzido a partir das perspectivas de Michel Maffesoli e Masssimo Canevacci. Esse construto parte da hipótese de que essas obras são a forma mais recente de uma objetivação ou exteriorização subjetiva arcaica, nascida da oposição x composição de dois pulsões, de Potência – criativo, disruptivo, lúdico, neotribal e eXtremo –, e de Poder – organizador, normativo, institucional e extremo. No mesmo processo de localização das formas baseadas no papel, buscamos estabelecer-lhes um estatuto baseado em suas características materiais e imateriais, nas diferenças em relação ao grafite e à pichação e nas semelhanças que as aproximam. Na medida em que esses trabalhos parecem afetar de forma peculiar o psiquismo do observador não-especializado – com um fenômeno que identificamos como troca de registro psíquico -, procuramos investigar a relação criador-obra-observador, partindo de uma perspectiva baseada no diálogo entre proposições teóricas de Maffesoli, Canevacci, Georg Simmel e Vilém Flusser. Para descrever a troca de registro psíquico nas obras baseadas no papel, nos aproximamos de um fenômeno semelhante descrito por teólogos e pesquisadores (inclusive, neurocientistas) do Budismo, a chamada "Iluminação Súbita" ou Prajna/Kensho x Satori. A partir do cruzamento entre a localização histórica e de élan das formas baseadas no papel, seus possíveis efeitos sobre o psiquismo do observador não especializado e nossa própria experiência de observação – que, ao longo de dois anos e meio, nos permitiu constituir uma coleção imagética de cerca de 3.200 imagens -, investigamos o fenômeno em um cenário metropolitano, o de Curitiba, no período compreendido entre os anos de 2007 a 2009. Produzido a partir de ferramentas digitais, esse processo abrangeu o mapeamento das formas em Curitiba – que permitiu descobrir áreas de prevalência e também certas configurações locais – e a identificação de alguns artistas, feita com uma técnica que denominamos investigação por indícios. Juntos, os dois direcionamentos – "cartográfico" e "microscópico" – possibilitaram o estabelecimento de um perfil das artes gráficas e plásticas baseadas no papel na cidade de Curitiba no recorte temporal da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last twenty years, big cities all around the world started to live with new manifestations in the so called "graphic street art". Besides the graffiti and "pichação"– that are known since the beginning of the 1970s – the streets were given new works, based directly or indirectly in the use of the paper. These expressions can be identified as stencils, posters and stickers, hybrid and tridimensional forms with their own material and immaterial characteristics which can place them in a specific category. In this work, we initially tried to place them in a historic perspective of the developing of the graphic and plastic art on the streets. We used a theoretical construct produced from the Michel Maffesoli and Massimo Canevacci’s perspectives. This construct theorizes that these works are the most recent form of an archaic objectification or exteriorization, born from the opposition x composition of two drives, Potency – creative, disruptive, playful, neotribal and eXtreme – and Power – organizing, normative, institutional and extreme. In the same process of localizing the paper based forms, we tried to give them a statute based on their material and immaterial characteristics, in the differences regarding graffiti and "pichação" and the resemblances that bring them together. Since these works seem to affect the non-specialized observer psyche in a peculiar way – with a phenomenon we had identified as psychic registry exchange – we tried to investigate the relation creator x work x observer. It was made in theoretical terms, from a perspective based on the dialog of the Maffesoli, Canevacci, Georg Simmel and Vilém Flusser’s theoretical propositions. To describe the psychic registry exchange in the paper works, we used a similar approach used by theologians and researchers (including neuroscientists) of the Buddhism, called "Sudden Awareness" or Prajna/Kensho x Satori.From the crossing between the historical localization and élan of the paper based forms, their possible effects on the psyche of the non specialized observer and our own observation experience – that in two and half years allowed us to build a collection of more than 3,200 images – we investigated the phenomenon in a metropolitan scenario, Curitiba, in the period compressed between 2007 and 2009. Produced through digital tools, this process comprised the mapping of the forms in Curitiba – which allowed us to discover areas of prevalence and also some local configurations – and the identification of some artists; from a technique we called investigation from indicia. Together, the two directions – "cartographic" and "microscopic" – made possible the establishment of a paper based graphic and plastic arts profile in Curitiba and in the research timeframe.pt_BR
dc.format.extentxii, 269 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectArte de rua - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectArtes gráficas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTrabalhos em papelpt_BR
dc.subjectArte e sociedadept_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.title"O Koan no muro" : configuração, observação e troca de registro psíquico nas artes gráficas e plásticas de rua baseadas no papelpt_BR
dc.typeTesept_BR


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