Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Mônica Caetano Vieira dapt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-09T14:35:19Z
dc.date.available2020-06-09T14:35:19Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26849
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de investigação aponta os núcleos de conteúdos – expressos na ementa das disciplinas que têm como objeto de estudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - necessários à formação do professor, no Curso de Pedagogia. Teoricamente buscou-se aproximar as discussões sobre tecnologias a partir das relações entre cultura, tecnologia e educação; das transformações provocadas pelo avanço tecnológico na sociedade; da postura do professor para uso destas tecnologias, bem como da necessidade de formação adequada do professor para incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na sua prática pedagógica, por meio do aporte teórico de autores como Eagleton (2005), Forquin (1993), Brito e Purificação (2006), Sancho (2001), Sampaio e Leite (2001), Masetto (2000), García-Vera (2000), dentre outros. A pesquisa foi estruturada metodologicamente a partir das proposições da pesquisa qualitativa, com base nos estudos de Lankshear e Knobel (2008) e Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004) e desenvolvida numa Instituição privada de Ensino Superior, que oferece o Curso de Pedagogia. Foi realizada em cinco fases distintas: escolha da Instituição, aplicação de questionários, com questões abertas, a estudantes do curso de Pedagogia que cursam a disciplina, no terceiro período, que contempla as Tecnologias de Informação e Comunicação, aplicação de questionários, a alunos que cursaram a disciplina e estão no último período do curso. Em seguida, foi realizada entrevista com professor que ministra a disciplina, bem como análise das ementas desta disciplina específica que estuda as Tecnologias de Informação e Comunicação, no curso de Pedagogia, naquela Instituição de ensino. Ao término da revisão teórica e análise dos dados coletados, foi possível eleger os núcleos de conteúdos necessários à disciplina que contempla o estudo acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação. Destarte, os dados investigados apontaram que, mesmo entre as ementas que expressavam conteúdos de natureza mais epistemológica das Tecnologias de Informação e Comunicação, seu alcance, junto aos alunos, em sua grande maioria, reduziu-se à sua aparência instrumental. Para superar essa marca meramente instrumental do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, forjando uma relação mais indissociável entre os conteúdos de natureza epistemológica e instrumental, propõe-se uma reorganização dos núcleos de conteúdos a partir dos estudos de García-Vera, para que o aluno em formação possa compreender as questões econômicas, políticas e sociais que envolvem o desenvolvimento tecnológico e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work of investigation has the intention of pointing out the cores of contents – expressed in the set of disciplines which has as subject the Information and Communication Technologies (ICT) – necessary to the academic formation of teachers, in the Course of Pedagogy.Theoretically it was sought to approximate the discussions about technologies from the connections among culture, technology and education; from the changes triggered due to the techonological advance in society; from the teacher posture related to the use of such technologies and the need of adequate academic formation of the teacher in order to assimilate the Information and Communication technologies in his pedagogic practice, having as reference authors as Eagleton(2005), Forquin (1993), Brito e Purificação (2006), Sancho (2001), Sampaio e Leite (2001), Masetto (2000), García-Vera (2000), among others. The research was methodologically strutured from the propositions of qualitative research, based on the studies of Lankshear e Knobel (2008), Alves-Mazzotti and Gewandsznajder (2004) and developed in a private Superior Teaching Institution, which offers the Course of Pedagogy. It was carried out in five distinct phases: choice of the institution, the application of questionnaires, with open questions, to students of the Pedagogy Course who have the discipline, in the third period, the period which the Information and Communication Technologies are studied, the application of questionnaires, to students who have already had the discipline and are coursing the last period of the course. An interview with the professor responsible for the discipline was carried out, as well as an analysis of the set of this specific discipline which studies the Information and Communication Technologies, in the Course of Pedagogy of that teaching institution. In the end of the theoretical review and of the annalysis of the data collected, it was possible to elect the cores of contents needed to the discipline which approaches the study about the Information and Communication Technologies and the set that expressed more epistemological contents of the Information and Communication Technologies. Therefore, the data which were investigated pointed out that, even among the set that expressed contents of more epistemological nature of the Information and Communication Technologies, its reach related to the students, was reduced to its instrumental appearance. In order to overcome that mark merely instrumental of the Information and Communication Technologies, forging a relation more solid among the contents of epistemological and instrumental nature, it is proposed an reorganization of cores of contents from the studies of García-Vera, trying to give student who is being forged the ability of understanding the economical, political and social issues, that are related to the technological developement and its impact in the process of teaching and learning.pt_BR
dc.format.extent164 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação : estruturando núcleos de conteúdos, para disciplina específica no curso de pedagogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples