Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Claudio Aparecido dept_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-24T11:26:19Z
dc.date.available2020-09-24T11:26:19Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26590
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 20/09/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 90-94pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino do Paraná é uma necessidade e ao mesmo tempo um problema, em razão da má qualidade dos cursos de licenciatura e da rotatividade dos profissionais. Os cursos de formação continuada por meio da EaD aparecem como possibilidade para formação continuada no conhecimento de cada área da matriz curricular e ao mesmo tempo proporcionar ao professor a familiarização com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esse trabalho teve como objetivo de pesquisa, identificar os limites e as possibilidades da formação continuada de professores por meio da EaD. O texto foi fundamentado com as questões da sociedade da informação, Castells (1999), Mattelart (2002) e Bonilha (2002), da cibercultura e do ciberespaço, Lévy (1999), Lemos (2004) e da tecnologia educacional, Sancho (2006), Brito e Purificação (2008). A EaD é apresentada como possibilidade emergente, sendo utilizada como estratégia pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) para proporcionar formação ao quadro de mais de sessenta mil professores espalhados pelos 399 municípios do Estado. Como objeto de pesquisa foi utilizado a experiência dos Grupos de Trabalho em Rede (GTR), que faz parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE-PR) da SEED. A estratégia de pesquisa foi definida com base nas indicações de Gamboa (2000), Costa (2001) e Chizzotti (2005). Foi aplicado um questionário eletrônico aos dois grupos do GTR, trinta e seis mil cursistas e quatro mil e setecentos e sessenta tutores, cada questionário é composto de questões do tipo objetivas e questões abertas para aprofundamento e definição das categorias de acordo com as premissas de Bardin (2003). Houve um retorno de 2% dos cursistas e 14% dos tutores. Na análise das questões abertas, as respostas foram classificadas em três categorias, 1) a EaD como possibilidade para formação teórica do conteúdo específico e domínio das TICs, 2) as limitações da EaD para formação continuada de professores e 3) a formação continuada por meio da EaD e as mudanças pedagógicas. O objetivo seria responder as questões de investigação, a) É possível proporcionar formação teórica dentro de uma disciplina e ao mesmo tempo formação para uso dos recursos tecnológicos ao professor, na educação à distância por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem? b) Quais os limites e possibilidades da EaD para formação continuada de professores? c) Até que ponto a formação docente por meio das TICs pode provocar mudanças na prática pedagógica? Foi possível constatar por meio da pesquisa que a formação continuada por meio da EaD é uma estratégia viável na opinião de cursistas e tutores e que a medida que o professor percebe a importância das tecnologias para sua própria formação, ocorre a familiarização e incorporação desses recursos no seu cotidiano. Ressalta-se que existe a necessidade de investimento e planejamento adequado para melhorar a qualidade dos cursos ofertados por meio da EaD. Aponta-se que não foi possível por meio da metodologia de pesquisa adotada afirmar se ocorre mudanças na prática pedagógica em sala de aula motivada pelos cursos de formação continuada por meio da EaD. A dissertação abre caminhos para uma investigação futura que observe de maneira mais aproximada a transformação que ocorre, se é que ocorre, na metodologia de ensino dos professores que passaram por cursos de formação continuada por meio de TICs na modalidade de EaD.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The continued education of public school teachers in Paraná state education is a necessity while a problem, due to the poor quality of undergraduate and rotation of personnel. The continuing education courses through distance education appear as a possibility for continuing education in the knowledge of each area of the curriculum while providing the teacher to become familiar with the Information and Communication Technologies (ICT). This study aimed to research, identify the limits and possibilities of continuing education of teachers through distance education. The text was based on the issues of information society Castells (1999), Mattelart (2002) and Bonilha (2002), cyberculture and cyberspace, Lévy (1999), Lemos (2004) and educational technology, Sancho (2006) , Purification and Brito (2008). The DE is presented as a possible emerging as a strategy being used by the State Secretariat of Education of Paraná (SEED) to provide training to staff of over sixty thousand teachers spread across 399 cities in the state. As the object of research was used the experience of the Working Groups Network (WGN), which is part of the Development of Education Program (PDE) of the SEED. The search strategy was defined based on the statements of Gamboa (2000), Costa (2001) and Chizzotti (2005). An electronic questionnaire was applied to two groups of WGN, course participants thirty-six thousand and four thousand, seven hundred sixty tutors, each quiz consists of objective type questions and open questions for further discussion and definition of categories according to the premises of Bardin (2003). There was a return of 2% of course participants and 14% of the tutors. In the analysis of open questions, the answers were classified into three categories: 1) Distance Education as a theoretical possibility for the specific content and the field of ICT, 2) the limitations of distance learning for continuing education of teachers and 3) continuing education through of DE and pedagogical changes. The goal would be to answer the research questions, a) It is possible to provide theoretical training within a discipline while training for use of technological resources to the teacher in distance education through a Virtual Learning Environment? b) What are the limits and possibilities of distance learning for continuing education of teachers? c) The extent to which teacher education through ICT can bring about change in teaching practice? It was found through research that the continuing education through distance learning is a viable strategy in the opinion of course participants and tutors that as the teacher realizes the importance of technologies for their own training, familiarization and is incorporating these features in their daily lives. It is noteworthy that there is need for proper planning and investment to improve the quality of courses offered through distance education. It points out that it was not possible through the research methodology adopted is to say whether changes in pedagogical practice in the classroom motivated by the continuing education courses through distance education. The disertation opens up paths for future research to look in a more approximate the transformation that occurs, if it occurs, the teaching methodology of the teachers who have taken courses in continuing education through ICT in distance education mode.pt_BR
dc.format.extent168 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectProfessores - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação a distância no Programa de Desenvolvimento Educacional-PDE no Paraná : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples