Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
Resumo
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida como um estudo teórico, tem por objetivo responder a questão das possibilidades e impossibilidades de se fazer psicanálise numa instituição escolar. Para tanto, inicialmente, estuda-se a escola na contemporaneidade – e o que essa instituição social demanda de seus alunos e dos profissionais da psicologia – e a psicanálise conforme descrita e desenvolvida por Sigmund Freud – mais precisamente, o método psicanalítico, as teorias componentes da psicanálise e os instrumentos técnicos da psicanálise. Em seguida, partindo de reflexões sobre a psicanálise aplicada delineiam-se algumas possibilidades de atuação do psicanalista em um ambiente de ensino. Finalmente, apoiando-se em estudos sobre a interface psicanálise e educação propõe-se pensar os impossíveis de ambos os campos de saber e as (im)possibilidades do trabalho do psicanalista na escola. Conclui-se, então, que é válido falar em psicanálise aplicada na escola, muito embora não se possa garantir, a priori, que um ato será um ato analítico. Abstract: This research, developed as a theoretical study aims to answer the question of the possibilities and impossibilities of doing psychoanalysis on an educational institution. For that, initially, we study the school in contemporary times – and what this social institution demands for its students and for the professionals in psychology – and Psychoanalysis, as described and developed by Sigmund Freud – more precisely, the psychoanalytic method, psychoanalytic theories components and the technical tools of psychoanalysis. Then, starting from the reflections on applied psychoanalysis, some possible performances of the psychoanalyst in a teaching environment are outlined. Finally, relying on studies of the interface between psychoanalysis and education we propose to think the impossible from both fields of knowledge and the (im)possibilities of the psychoanalyst's work at school. Then, we conclude that it is valid to speak of applied psychoanalysis in the school, although it cannot be guaranteed, a priori, that an act will be an analytical act.
Collections
- Teses & Dissertações [9359]