dc.contributor.advisor | Quaranta, Daniel Eduardo, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Leminski, Estrela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T13:48:35Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T13:48:35Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/26191 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Daniel Quaranta | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 28/03/2011 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 130-136 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância do texto nas composições da Vanguarda Paulista. Em um primeiro momento foi necessária a pesquisa de diversos aspectos da relação da música com as artes verbais. Depois pesquisamos o contexto histórico-social e cultural do movimento, e fizemos um levantamento de suas características estéticas. Essa etapa nos permitiu delimitar alguns spectos relevantes do movimento como a sua relação com as vanguardas musicais, a releitura do samba, o seu aspecto performático, a sua relação com a indústria cultural e a interação com a poesia, em especial a poesia marginal. A metodologia para as análises das canções abrange os conceitos de Luiz Tatit, para a análise das letras, e os aspectos associativos da teoria musemática de Philip Tagg, para os outros elementos musicais. Selecionamos diversos trechos para exemplificar as possibilidades textuais na música e, em seguida, três canções para uma análise mais profunda. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This master's degree work willed to verify the importance of the text in the compositions of the Vanguarda Paulista. At first, a research of several aspects of the relation between music and verbal arts was necessary. Afterwords we investigated the historical-social and cultural contexts of the movement and also an approach of its esthetic features was made. This process permitted to establish some relevant aspects of the movement such as its relation with musical vanguards, samba remakings, performance, its relation with cultural industry and interaction with poetry, specially marginal poetry. The methodology to analyze the songs was based in the concepts of Luiz Tatit for the lyrics and in the associative aspects of Philip Tagg's musematic theory for the other musical elements. We selected several stretches of musics to exemplify the extual possibilities and, finally, three songs were elected for a deeper analysis. | pt_BR |
dc.format.extent | 136 f. : il. + 1 CD-ROM. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Musica e literatura | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject | Musica popular - Analise, apreciação | pt_BR |
dc.subject | Musica | pt_BR |
dc.title | Ouvidos atentos : o texto verbal e o sonoro na música da vanguarda paulista na década de 1980 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |