Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuaranta, Daniel Eduardo, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorLeminski, Estrelapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T13:48:35Z
dc.date.available2023-09-21T13:48:35Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26191
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Daniel Quarantapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 28/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 130-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância do texto nas composições da Vanguarda Paulista. Em um primeiro momento foi necessária a pesquisa de diversos aspectos da relação da música com as artes verbais. Depois pesquisamos o contexto histórico-social e cultural do movimento, e fizemos um levantamento de suas características estéticas. Essa etapa nos permitiu delimitar alguns spectos relevantes do movimento como a sua relação com as vanguardas musicais, a releitura do samba, o seu aspecto performático, a sua relação com a indústria cultural e a interação com a poesia, em especial a poesia marginal. A metodologia para as análises das canções abrange os conceitos de Luiz Tatit, para a análise das letras, e os aspectos associativos da teoria musemática de Philip Tagg, para os outros elementos musicais. Selecionamos diversos trechos para exemplificar as possibilidades textuais na música e, em seguida, três canções para uma análise mais profunda.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master's degree work willed to verify the importance of the text in the compositions of the Vanguarda Paulista. At first, a research of several aspects of the relation between music and verbal arts was necessary. Afterwords we investigated the historical-social and cultural contexts of the movement and also an approach of its esthetic features was made. This process permitted to establish some relevant aspects of the movement such as its relation with musical vanguards, samba remakings, performance, its relation with cultural industry and interaction with poetry, specially marginal poetry. The methodology to analyze the songs was based in the concepts of Luiz Tatit for the lyrics and in the associative aspects of Philip Tagg's musematic theory for the other musical elements. We selected several stretches of musics to exemplify the extual possibilities and, finally, three songs were elected for a deeper analysis.pt_BR
dc.format.extent136 f. : il. + 1 CD-ROM.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMusica e literaturapt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMusica popular - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.titleOuvidos atentos : o texto verbal e o sonoro na música da vanguarda paulista na década de 1980pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples