Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAngnes, Juliane Sachserpt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria de Fátima Quintal de, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T13:38:03Z
dc.date.available2020-07-30T13:38:03Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26067
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fátima Quintal de Freitaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/11/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 232-252pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo configura-se como uma pesquisa documental e empírico-exploratória, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio dos aportes da Psicologia Social omunitária latino-americana que permitiram o conhecimento direcionado às questões psicossociais da realidade dos indígenas e não para os indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), bem como as formas como o acesso ao ensino superior interferem nas expectativas destes estudantes e outros aspectos que influenciaram seu ingresso, permanência, desistência, conclusão na universidade. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em identificar os fatores responsáveis pelo ingresso, permanência, desistência e conclusão dos estudantes indígenas nesta universidade. Para isso, realizou-se primeiramente um panorama geral referente ao conceito de ação afirmativa e como foram implantadas algumas dessas ações na América Latina e no Brasil, focando o contexto da educação superior. Após, sentaram-se questões etnogênicas e raciais (abordando a dicotomia "índios" X "indígenas") versando também sobre a questão histórica da tutela do índio e como a universidade se insere na realidade indígena. Em seguida apresentou-se o processo do ensino superior para os povos indígenas adotado no estado do Paraná. Quanto à metodologia de pesquisa, esta consistiu da sistematização, classificação e análise de conteúdo, realizadas sobre as respostas obtidas - em entrevistas individualizadas e em profundidade - junto a vinte e três estudantes indígenas que integraram o grupo focalizado. Os resultados apontaram que a universidade não está e náo foi preparada para receber esse público refletindo sobre a proposição da convivência e respeito às diferenças socioculturais. Boa parte da comunidade acadêmica desconhece a presença de estudantes indígenas, e os professores, especialmente, ficam surpresos com a presença deles na sala de aula, fatores estes que levam grande parte destes estudantes a desistirem do ensino superior a UNICENTRO.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study appears as an archival research and empirical-exploratory, qualitative, developed through the contributions of Community Social Psychology in Latin America that allowed the knowledge directed to social issues of reality for the indigenous and non indigenous people at the State University Center of Western Paraná (UNICENTRO) as well as the ways in which access to higher education affect the expectations of these students and other aspects that affect their entry I stay-I dropout I completion in college. Thus, the goal of this research was to identify the factors responsible for entry, stay, withdrawal and completion of Indigenous students at this university. For this, it is primarily an overview on the concept of affirmative action and how some of these actions were implemented in Latin America and Brazil, focusing on the context of higher education. After, presented dealing with the ethnogenesis and racial issues (addressing the dichotomy between "Indians" X "indigenous") also deals with the historical question of guardianship of the Indian and how the university is part of the indigenous reality. He then presented the process of higher education for indigenous peoples adopted in the state of Parana. As to research methodology, this consisted of systematization, classification and content analysis conducted on the responses obtained - in individual interviews and in depth - with twenty-three indigenous students who joined the group focused. The results showed that the university is not and was not prepared for this audience to reflect on the proposition of coexistence and respect for social and cultural differences. Much of the academic community is unaware of the presence of indigenous students, and teachers, especially, are surprised by their presence in the classroom, factors that lead many of these students to drop out of higher education in UNICENTRO.pt_BR
dc.format.extent259 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPovos indígenas - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEstudantes indígenas - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino superior para os povos indígenas : ingresso/permanência/ desistência/ conclusão dos estudantes indígenas da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)- Paraná.pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples