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dc.contributor.advisorWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFaria, Rafaela Roman dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-28T18:04:36Z
dc.date.available2023-06-28T18:04:36Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25883
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Lidia Natalia Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 121-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas educativas parentais, o estresse e a escolha profissional são temas que concentram esforços na literatura científica de forma separada, todavia são escassos os estudos que correlacionam esses temas. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as relações existentes entre as práticas educativas parentais percebidas por jovens estudantes que estavam se preparando para o vestibular, com o estresse e a maturidade para a escolha profissional. Este estudo é exploratório, descritivo e correlacional, de natureza quantitativa e qualitativa. Os participantes foram 268 alunos do terceiro ano do ensino médio e curso pré-vestibular, de escolas públicas e privadas, da cidade de Curitiba. Para coleta de dados, realizada em sala de aula, foram respondidos os seguintes instrumentos: Escalas de Qualidade de Interação Familiar (EQIF), Escalas de Práticas Parentais (EPP), Inventário de Sintomas de Stress Para Adultos (ISSL), Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP), o Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB) e um questionário elaborado para o estudo com base na literatura. Os resultados apontam que, de acordo com a percepção dos filhos, os pais e as mães participam de maneira diferente no processo de escolha profissional, sendo que, na maioria das vezes, as mães envolvem-se mais do que os pais. Verificou-se também que o apoio emocional, envolvimento e modelo parental apresentam correlações significativas positivas com a maturidade para escolha profissional dos filhos e negativas com os sintomas e as fases do estresse. As regras e monitorias e a comunicação positiva, conforme percepção dos jovens, apresentaram correlação com maturidade para escolha profissional dos filhos. Já a comunicação negativa apresentou relação inversa com maturidade e positiva com fases e sintomas do estresse. Além das práticas mencionadas acima, verificou-se que o clima conjugal, positivo e negativo, exerce influência na manifestação de sintomas e nas fases de estresse dos filhos. Este estudo confirmou o pressuposto que as práticas educativas parentais positivas favorecem o desenvolvimento da maturidade para escolha profissional dos filhos e que são fatores de proteção em relação ao estresse, enquanto, as práticas negativas relacionam-se de maneira inversa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Parental educative practices, stress and professional choice are themes that the scien-tific literature focus special efforts into, although there are few studies which correlate both these issues. This study aimed to identify the existing relations between parental educative practices perceived by young students, who were undergoing preparatory studies for college admission exams, and stress and maturity for professional choice. This study is exploratory, descriptive and correlational, of quantitative and qualitative nature. The participants were 268 high school senior and preparatory course students of private and public schools from Curitiba. For data acquiring, performed in classroom, the following questionnaires were answered by the students: Escalas de Qualidade de Interação Familiar (EQIF), Escalas de Práticas Parentais (EPP), Inventário de Sintomas de Stress Para Adultos (ISSL), Escala de Maturidade para Escolha Profissional (E-MEP), Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB) and a questionnaire ela-borated based on the literature. The results pointed out that fathers and mothers partici-pated on a different manner in the process of Professional choice of their children, mostly, the mothers are more involved than the fathers. It was verified that the emotion-al support, involvement, and parental model presented significative positive correlations with maturity for the professional choice of the children and negatives with symptoms and phases of stress. Besides the above cited practices, it was also verified that marital climate, either positive or negative, exerts influence on the manifestations of symptoms and stress tags of the children. This study confirmed the assumptions that parental educative practices favors the development of maturity for professional choice of the children and that those are protection factors against stress, therefore, negative practic-es were inversely related.pt_BR
dc.format.extent161 f. : il. [algumas color.], grafs. tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Vestibularpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas parentais percebidas, estresse e maturidade para escolha profissional de vestibulandos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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