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dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGonçalves, Alex Oleandropt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T18:50:06Z
dc.date.available2024-02-02T18:50:06Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25299
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o que o professor diz ser importante para o ensino das quatro operações fundamentais e aquilo que ele diz ensinar destas operações, identificando se há conformidade ou não entre os dois discursos com relação ao papel dos algoritmos. Trata-se de uma investigação realizada com quatro professores do município de Campina Grande do Sul, Paraná, sendo dois atuando na quarta série (atual quinto ano) e dois na quinta série (atual sexto ano). Para a coleta de informações e composição dos textos foram realizadas entrevistas em quatro momentos distintos: a partir de um questionário, entrevista por palavras-chave, entrevista semi-estruturada e entrevista em grupo. As entrevistas passaram por um processo de interpretação e análise fundamentada na prática profissional e aspectos teóricos da literatura atual sobre o ensino das quatro operações. Além disso, este trabalho constitui fontes primárias (os relatos dos professores) que possibilitam novas pesquisas que tenham como foco o que é dito pelos professores sobre sua prática no que se refere ao ensino das quatro operações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work has for objective to investigate the relations between what the teacher says to be important for teaching of the four basic operations and what he says to teach these operations, identifying if there is conformity or it does not between the two speeches with relation to the role of the algorithms. This-research carried out with four teachers of the city of Campina Grande do Sul, Paraná, being two acting in fourth grade (current fifth grade) and two in the fifth grade (current sixth grade). For the collection of information and composition of the texts interviews at four distinct moments had been carried through: from a questionnaire, interview for word-key, half-structuralized interview and interview in group. The interviews had passed for a process of interpretation and analysis based on the practical professional and theoretical aspects of actual literature about teaching of the four operations. Moreover, this work constitutes primary sources (the stories of teachers) that they make possible new researches that have as focus what it is said by the teachers on practical as for the teaching of the four operations.pt_BR
dc.format.extent317 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlgoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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