Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Daniel Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherDudeque, Norton Eloy, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2010-12-08T12:55:54Z
dc.date.available2010-12-08T12:55:54Z
dc.date.issued2010-12-08
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24941
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEstilo musical - Brasilpt_BR
dc.titleSuite da Epopéia Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples