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dc.contributor.advisorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Sebastião Donizetept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T20:14:23Z
dc.date.available2020-06-04T20:14:23Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24438
dc.descriptionOrientador : Reny M. Gregolin-Guindastept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/05/2000pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Linguísticapt_BR
dc.description.abstractResumo : Ao analisar longitudinalmente dados de escrita de crianças enviadas pela escola para tratamento clínico com suspeitas de distúrbios de aprendizagem, constatamos que muitos dos casos demonstram problemas de ordem pedagógica, muito embora freqüentemente os diagnósticos neurológicos e psicológicos formulados pela clínica ratifiquem as suspeitas iniciais da escola, impingido rótulos pejorativos de deficiência às crianças. O objetivo deste trabalho é analisar alguns desses casos, os quais caracterizam processos singulares de aquisição da escrita, revelando ritmos de desenvolvimento diferentes de um modelo idealizado pelo senso-comum escolar. Para a análise desses casos, procurando licitar o estudo de singularidades, adotamos como procedimento de investigação o método abdutivo, inscrito em um paradigma indiciário, conforme estudos desenvolvidos pelo historiador Cario Ginzburg. Paralelamente a esse modelo de investigação, como perspectiva de compreensão do sujeito, da linguagem e da relação que se estabelece entre ambos no processo de aquisição da escrita, adotamos como ponto de apoio os pressupostos das teorias sócio-históricas da linguagem, do desenvolvimento e da aprendizagem, mais precisamente os conceitos oriundos dos postulados da psicologia sociológica vygotskiana e da concepção constitutiva da linguagem descrita por Franchi.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Analyzing lengthways children's scholarship written data send to clinical treatment, which we suspect they had learning disturbs, we certify that most of the cases show educational problems, even neurologic and psychologic clinical diagnosis had confirmed prior school suspicious. Thus children are considerate as problematic. The aim of this study is to analyze some of these cases which show singular processes of writing acquisition, showing differences in rhythms from common scholar sense. To analyze this dates, through studying cases, we adopt abdutive method from clue paradigm in according to Carlo Ginzburg's studies. Beside this research model, understanding the customer, language and the relationship between them during the wrinting process of acquisition, we adopt socialhistory languages theories of development and of learning, applied in Vigotsky's concepts and constitutive language concept described by Franchi.pt_BR
dc.format.extent146 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleA singularidade nos processos de alfabetização sob uma perspectiva indiciáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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