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dc.contributor.advisorArns, Heriberto, 1915-pt_BR
dc.contributor.authorGross, Clotildept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T21:14:55Z
dc.date.available2020-06-18T21:14:55Z
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24346
dc.descriptionOrientador: Heriberto Arnspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1981pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literaturas de língua inglesapt_BR
dc.description.abstractResumo: A obra de Truman Capote tem sido caracterizada como uma prosa de disposições varias: terror e sagacidade, fantasia e patos enfatizam a complexidade da mente humana. 0 objetivo principal desta dissertação ë' examinar os recursos ficcionais empregados por Capote em cinco de seus contos. 0 dualismo; passividade versus atividade ë revelado através do enredo, personagens e cenário. A linguagem é manipulada com o intuito de alcançar as íntimas tensões dos personagens, revelando, em última instância, uma realidade interior em oposição ao mundo externo. A primeira parte desta dissertação compreende três dos chamados contos escuros: A tree of night, Miriam e The headless hawk. Eles são colocados ao lado de contos reveladores de um estado de espírito diverso: Children on their birthdays e A Christmas memory.; a passividade transforma-se em atividade, a noite torna-se dia. Esta mudança leva-nos ä segunda parte da dissertação. A ultima parte desta pesquisa abrange o inter-relacionamento de três correntes: o grotesco, o gótico e o surrealismo. 0 romance-reportagem In cold blood ë mencionado em relação ao conto The headless hawk\ a realidade ë contraposta ã ficção. Alguns aspectos surrealistas estão presentes nestas obras: tensão e destruição estão ligados a manifestação de desordenados estados oníricos e .alucinações obsessivas. 0 conto e o relato do múltiplo assassinato evocam através do pesadelo uma peculiar percepção do sonho e da realidade: a supra-realidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Truman Capote's work has been characterized as a prose of many moods; terror and wit, fantasy and pathos emphasize the complexity of human mind. The main purpose of this dissertation is to examine the fictional devices Capote has employed in five of his short-stories. The dualism, passivity versus activity, is revealed through the plot, the characters, and the setting. Language is manipulated in order to achieve the inward tensions of characters, revealing ultimately an interior reality in opposition to the external world. The first part of the dissertation comprises three of the so called dark short-stories: A tree of night, Miriam and The headless hawk. They are put side by side with two works which reveal a different mood: Children on their birthdays and A Christmas memory, passivity turns into activity, nightime becomes daytime. This change leads us to the second part of the dissertation. The last part of this study embodies the interrelation of three currents: the grotesque, the gothic and the surrealism. The non-fiction novel In cold blood is mentioned in relation to the short-story The headless hawk\ reality is counterposed to fiction. Some surrealistic aspects are present in these works: tension and destruction are linked with the manifestation of disordered oneiric states and obsessive hallucinations. The short-story and the account of a multiple murder evoke through the nightmare mood a peculiar perception of dream and reality: the surreality.pt_BR
dc.format.extentix, 108 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleA evocação da duplicidade em cinco contos de Truman Capotept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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