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dc.contributor.advisorCosta, Édison José da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Rodneypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T21:01:29Z
dc.date.available2020-06-12T21:01:29Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2387
dc.descriptionOrientador: Édison José da Costapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a série de poemas dotados de notas de rodapé que se encontra no volume intitulado Poesia sobre poesia (1975) do professor, poeta e crítico brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna. Visa essencialmente estabelecer a relação híbrida entre o discurso do texto poético e o discurso do paratexto - nome genérico criado pelo teórico francês Gérard Genette para categorizar o conjunto de elementos periféricos que acompanham o texto como, por exemplo, os títulos, as sinopses, os prefácios e, obviamente, as notas de rodapé. O exame da obra de Affonso Romano de Sant'Anna, centradamente o exame de suas composições remissivas, com seu caráter de acerto de contas com as vanguardas brasileiras de meados do século vinte, evidenciam a virada estratégica do autor em direção a um projeto poético que entende como sendo mais pessoal e humanista. O estudo constata que esta tomada de consciência se concretiza, no p a n o da poesia, mediante um exaustivo inventário da modernidade e das vanguardas, e, para isso, no primeiro capítulo, faz a revisão sumária dos principais traços que vêm sendo apontados pela crítica como característicos da arte desde o final do século dezenove até a metade do século vinte. Discorre, num segundo estágio, sobre as funções, o alcance e o emprego do paratexto quando encarado como um recurso poético válido tanto na prosa narrativa quanto no texto dramático e agora na poesia. Discute, portanto, a norma do paratexto na tradição editorial, a quebra de suas convenções, particularmente na prática dos autores modernos, e, mais especificamente enfoca o fenômeno da textualização do paratexto na história da literatura. Finalmente, sob esta perspectiva analítica, é avaliado o peso das notas de fim de página na estrutura formal de Poesia sobre poesia, cujos versos remetem à prosa paratextual e cujas notas, por sua vez, passam a interferir na recepção dos poemas. O leitor, assim, é compelido a criar um complexo sistema de relações que mimetiza o possível labirinto da arte moderna, mimetismo que também está presente no aspecto visual dos poemas. Forma e conteúdo, por assim dizer, texto e paratexto, se entrelaçam para refletir as contradições e as várias teorias que tentam explicar a modernidade. O trabalho ainda procura mostrar de que maneira as composições exegéticas de Poesia sobre poesia expressam o inferno existencial e o conflito que se estabelece, nesta obra, entre os heterônimos do professor-poeta e do poeta-professor, colocados frente ao problema da disfunção e da busca de identidade da lírica no mundo moderno. Procura entender também a maneira pela qual o poeta oferece uma resposta alternativa e pessoal aos desafios da modernidade, resposta necessariamente "discursiva", numa clara reação à normativa da vanguarda concretista, com a qual, a partir deste livro, Affonso Romano de Sant'Anna rompe programaticamente. O estudo, por fim, pretende demonstrar de que modo Poesia sobre poesia funde lírica e ensaística, poesia e crítica, aproveitando-se das notas de rodapé como recurso poético que, em última análise, textualiza o paratexto. Palavras-chave: Affonso Romano de Sant'Anna; Paratexto; Modernidade; Poesia Brasileira Contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is on purpose to analyse the series of poems endowed with baseboard notes in the volume, entitled Poesia sobre poesia (1975) by the professor, poet and Brazilian critic, Affonso Romano de Sant'Anna. It is essentially aimed to establish the hybrid relationship between the speech of the poetic text and the paratext - generic name created by French theorist, Gérard Genette, to classify the body of outlying elements, which is accompanied the text as, for instance, the titles, the synopses, the forewords and obviously the baseboard notes. The exam of the Affonso Romano de Sant'Anna's work, centrally the exam of his crossreference compositions with his character of accounted success with the Brazilian avantgardes of mid twentieth century evidences the author's strategic turning in direction to a poetic project that understands how being more personal and humanist. The study verifies that this capture of consciousness is rendered in the poetry plan through an exhaustive inventory of the modernity and avant-gardes so in the first chapter, he summarises the revision of the principal lines that are being pointed by the critic as the characteristic art from the end of the nineteenth century to the half of the twentieth century. In a second apprenticeship he discourses, on the functions, the reach and paratext use when it is faced as a valid poetic resource in the narrative prose and in the dramatic text, and now in the poetry. He, therefore, discusses the paratext norm in the tradition editorial, in his conventions, particularly in practice of the modern authors and more specifically focuses the phenomenon of the paratext textualisation in the literature history. Finally, under this analytic perspective, the authoritative notes of the end of page is evaluated in the formal structure of Poesia sobre poesia, whose verses refer to the paratextual prose and whose notes, for his/her time, pass to interfere in the reception of the poems. Consequently the reader is compelled to create a compound system of relationships that mimic the possible maze of the modern art, mimicry that is also present in the visual aspect of the poems. Form and content, so to speak, text and paratext, are interlaced to contemplate the contradictions and the several theories which try to explain the modernity. The work, yet, tries to show in which way the exegetical compositions of Poesia sobre poesia express the existential inferno and the conflict that settles down in this work between the heteronymous of the professor-poet and the poet-professor, placed front to the dysfunction problem and the lyrical identity search in the modern world. He also tries to understand the way for which the poet offers an alternative and personal answer to the modernity challenges, "discursive" answer necessarily, in a clear reaction to the normative of the concretista avantgarde, with the one starting from this book, Affonso Romano de Sant'Anna breaks programmatically. In conclusion, the study intends to demonstrate of what way Poesia sobre poesia founds lyric and essay, poetry and critic, taking advantage of the baseboard notes as poetic resource that, in last analysis, textualises the paratext. Key-words: Affonso Romano de Sant'Anna; Paratext; Modernity; Contemporary Brazilian poetry.pt_BR
dc.format.extentviii, 247f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSant'Anna, Affonso Romano de, 1937-pt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia modernapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleParatexto e poesia : a descida de Sant'anna aos infernos da modernidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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