Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrilo, Andressa de Ornelaspt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T12:46:42Z
dc.date.available2020-10-15T12:46:42Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20039
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/06/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisa qualitativa que estuda e problematiza o projeto de Educomunicação "Luz, Câmera... Paz! Na Escola", desenvolvido pela ONG Ciranda em Curitiba e em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, do ponto de vista da formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscou-se entender se iniciativas como esta, que contam com o apoio de Secretarias de Educação, contribuem para ampliar a percepção social do educando, potencializando sua ação social, permitindo que exerça sua cidadania de maneira crítica e autônoma. A pesquisa situa-se dentro do campo da pesquisa qualitativa e apresenta o Interacionismo Simbólico como escolha epistemológica e de análise de dados. A pesquisa de campo foi desenvolvida em duas etapas - experimental e aprofundada. No primeiro momento realizou-se entrevistas e observação, junto a um grupo de adolescentes de uma escola e, diante da dificuldade em obtenção de dados, aplicou-se novos instrumentos: questionários socioeconômicos, análise documental e entrevistas em grupos, com estudantes de 11 escolas diferentes. A aplicação dos questionários permitiu traçar um perfil inicial dos sujeitos pesquisados. São estudantes com dificuldade financeira, oriundos de famílias numerosas, com pais de baixa escolaridade e com pouco acesso a espaços culturais. A análise documental contribuiu com a percepção relativa à fraca fundamentação teórica que sustenta esse projeto, comprovada por entrevistas. A observação revelou como os adolescentes significam em suas práticas a cidadania e como o ambiente escolar se revela do ponto de vista do ecossistema comunicativo. As entrevistas em grupos dos indivíduos permitiram uma análise em profundidade dos significados atribuídos pelos adolescentes às temáticas do projeto e ao exercício de cidadania crítica e autônoma. Os dados coletados junto aos adolescentes foram complementados por entrevistas junto às direções de escolas, professores e equipe de trabalho da ONG. Os resultados permitem compreender o significado do termo "cidadania" para os sujeitos pesquisados e a verificar de que maneira eles a exercem. As conclusões deste estudo apontam para o fato de que o projeto em Educomunicação desenvolvido pela ONG não está totalmente alinhado com esta vertente, uma vez que carece de uma postura crítica e reflexiva a respeito da utilização das mídias, junto aos alunos e professores e pouco interfere na construção de um ecossistema comunicativo. Além disso, indica que a prática da cidadania acontece de maneira ainda precária entre os jovens, principalmente os mais novos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Qualitative research that examines and presents the design of Education/ Communications project "Lights, Camera ... Peace! On School ". Developed by a NGO in the State School Teacher Maria Lopes de Paula in Almirante Tamandaré, Metropolitan Region of Curitiba. Using the view of the formation of critical and independent citizens, had tried to understand whether such initiatives are innovative, are contributing to expanding the social perception of the child, increasing their social action, allowing exercise their citizenship in the school environment. The research is situated within the field of qualitative research, since it is expected to note the nonquantifiable, but behavioral. Displays Symbolic Interactionism as epistemological and choice of data analysis. The field research was developed from four instruments: socioeconomic questionnaires, document analysis, observation and interviews in groups. The application of the questionnaires allowed an initial profile trace of the subjects studied. Are students with financial difficulty, from large families, with parents of low education and little access to cultural spaces. The documentary analysis contributed to the perception on the weak theoretical basis that underpins this project, supported by interviews. The observation revealed how young people mean in their practice of citizenship and how the school environment it is the view of the ecosystem communicative. The interviews in groups of individuals have an indepth analysis of the meanings attributed by adolescents to do the project and the exercise of citizenship critical and autonomous proposed. The tools help the work that seeks to understand the meaning of the word "citizenship" for the subjects studied and verify that the way they perform. The findings of this study point to the fact that the project developed by NGOs in Education/ Communications participant is not aligned with this part because it lacks a critical and reflective about the use of media, with the students. Furthermore, it indicates the lack of a clear understanding about the process, the responsibilities and implications of a project that connects communication and education by the NGOs surveyed, which makes changes in the ecosystem effective communication are promoted.pt_BR
dc.format.extent140 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrganizações não-governamentais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação - Cidadaniapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProjeto Educomunicação Luz Câmera...Paz na Escolapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educomunicação e a construção da cidadania : análise de projeto de ONG curitibana na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples