Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.authorSobanski, Adriane de Quadrospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:16:10Z
dc.date.available2022-08-25T18:16:10Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18123
dc.descriptionOrientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionLinha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensinopt_BR
dc.descriptionLinha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: Com uma reivindicação histórica, sobretudo do Movimento Negro brasileiro, a Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira. No entanto, esta pesquisa procura demonstrar que a existência de uma legislação não garante a aplicação e a efetivação de uma consciência acerca da relevância desse conhecimento entendido como um conteúdo curricular. Destacando o papel dos professores de História nesse processo de reconhecimento da História da África e da cultura afro-brasileira enquanto conteúdo curricular a ser ensinado/aprendido, esta pesquisa teve como ponto de partida entender quais idéias os professores de História apresentam sobre o conceito de África. Para tanto, as pesquisas em Educação Histórica foram fundamentais, em especial na linha de investigação ligada à cognição histórica situada, a qual leva em consideração a compreensão das idéias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de História.Considerando os fortes laços históricos que unem Brasil e Portugal com a África busquei, nesta pesquisa, identificar como os professores de História dos dois países identificam esse conceito e, como mediadores do conhecimento histórico, como influenciam na consciência histórica dos jovens estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, também do Brasil e de Portugal. Sendo assim, passou a ser relevante também investigar as idéias apontadas pelos alunos desses países, uma vez que a pesquisa apontou a forma com que as idéias apresentadas pelos professores são fundamentais no desenvolvimento de uma consciência histórica dos jovens estudantes. Teoricamente me amparei na Historiografia tradicional sobre a África, sobretudo de Gilberto Freyre com Casa Grande e Senzala, que ainda predomina na construção desse conhecimento no universo escolar e, portanto, também sobre a consciência histórica dos sujeitos envolvidos. Em contrapartida, como uma visão alternativa com relação à África, a referência foram os Estudos Culturais a partir dos sociólogos Stuart Hall e Paul Gilroy, os quais discutem a perspectiva da diáspora africana e a formação de uma nova identidade nacional a partir dessa cultura. Busquei, então, através de um questionário aplicado em professores de História e alunos brasileiros e portugueses, identificar as idéias, ou Conceitos Substantivos, que esses sujeitos apontam com relação à África, procurando sempre entender como o conhecimento da historiografia pode interferir no desenvolvimento dessas idéias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With a historical claim, especially Black Movement of Brazil, the Law 10639 of January 09 th , 2003 made it mandatory the teaching of the history of Africa and the African-Brazilian culture. However, this research aims to show that the existence of a law does not guarantee the implementation and execution of the awareness about the importance of this knowledge seen as a curriculum content. Highlighting the role of teachers of history in the process of recognition of the history of Africa and the African-Brazilian culture as curriculum content to be taught / learned, this research had as a beginning point to understand what ideas do History teachers have related to the Africa concept. To do so, the researches were fundamental in History Education, in particular the line of research related to the historical situated cognition, which takes into account the understanding of the ideas of school subjects in the context of history teaching. Considering the strong historical ties that unite Brazil and Portugal with Africa I tried, in this research, to identify how the history teachers of the two countries identify that concept and, as mediators of historical knowledge, how they influence the historical awareness of young students of the final grades of Elementary school, also in Brazil and Portugal. Thus it became relevant also to investigate the ideas raised by the students of these countries, since the research pointed that the way in which these ideas are presented by the teachers, is essential in the development of a historical awareness of the young students. Theoretically I based my research on traditional Historiography about Africa, mainly of Gilberto Freyre with Casa Grande and Senzala, which still predominates in the construction of this knowledge in the school universe and thus also on the historical awareness of the subjects involved. On the other hand, as an alternative vision regarding Africa, the references were the Cultural Studies of the sociologists Stuart Hall and Paul Gilroy, which discussed the prospect of the African Diaspora and the formation of a new national identity in that culture. I have also tried, through a questionnaire answered by history teachers, and Brazilian and Portuguese students of history, to identify the ideas, or the Substantive Concepts, that these subjects relate to Africa, always trying to understand how the knowledge of historiography can interfere in the development of these ideas.pt_BR
dc.format.extent174 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectÁfrica - História - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComo os professores e jovens estudantes do Brasil e de Portugal se relacionam com a idéia de Áfricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples