A implantação do ensino médio integrado no estado do Paraná : a difícil superação da cultura da dualidade
Resumo
Resumo : Acompanhando as discussões acerca da revogação do decreto nº. 2208/97, o Estado do Paraná lança mão de uma nova proposta de educação profissional. Em 2003 a Secretaria Estadual de Educação – SEED-PR, por meio do seu Departamento de Educação Profissional - DEP, deu iniciou às discussões para a implantação do Ensino Médio na modalidade Integrado nas escolas públicas estaduais. A implantação dessa modalidade, que prevê a integração da educação profissional ao ensino médio regular, teve início em 2004 neste Estado. Nesse contexto emergiu o problema da presente pesquisa: conhecer como tem sido feita no interior de uma escola a integração entre a educação profissional e a educação geral, no momento de implantação dessa proposta. O objetivo geral dessa pesquisa é discutir, através de um estudo de caso, o processo de integração entre educação geral e educação profissional a partir de uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Paraná. Como objetivos específicos foram definidos: fazer uma discussão epistemológica sobre a integração curricular; investigar como os professores têm integrado os conhecimentos gerais e os conhecimentos profissionais no dia a dia da escola; levantar quais são as condições estruturais das escolas no período da implantação. Essa investigação se justifica devido à necessidade de romper com a característica histórica do ensino médio no Brasil, a dualidade, que comporta uma dupla função, qual seja, a de formar para atuações distintas, de acordo com a origem de classe. A pesquisa foi estruturada da seguinte forma: por meio de uma pesquisa bibliográfica, fizemos uma síntese histórica da educação profissional no Brasil, chegando à Lei nº 9394/06, ao decreto nº 2208/97 e ao decreto nº 5154/04. Nos debruçamos sobre o Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná – PROEM, que segmentou a educação geral e a educação profissional em sistemas paralelos, relegando a segunda, em grande parte, à iniciativa privada. E, por fim, analisamos os documentos que subsidiam e propõem a integração entre educação geral e educação profissional, confrontando-os com os dados coletados em entrevistas e visitas a uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado do Paraná. O resultado da investigação mostra que a avançada proposta de integração que subsidia o processo estudado não se efetiva na prática, principalmente, porque a dualidade histórica da educação brasileira se origina na contradição fundamental entre as classes sociais da sociedade capitalista. Entretanto, os dados da pesquisa nos levam a inferir que apesar de sabermos que o modelo societal vigente impõe limites, contudo, isso não significa que nada pode ser feito, contraditoriamente, a pesquisa mostra que há limites sim, mas a proposta apresenta um avanço muito grande, ainda de caráter conceitual, levantando a discussão da necessidade e da possibilidade de um modelo de ensino médio comprometido com os interesses históricos da classe trabalhadora, antes ainda que se possa romper com a sociedade de classes.
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- Teses & Dissertações [9285]