Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorMoraes e Silva, Marcelo, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T17:06:19Z
dc.date.available2022-09-01T17:06:19Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/16407
dc.descriptionOrientadora: Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionResumo: A presente pesquisa apresenta os mapeamentos e as cartografias das percepções dos (as) professores de Educação Física do município de Araucária sobre as masculinidades produzidas nas aulas dessa disciplina escolar. Para realizar essa operação geográfica o estudo dividiu-se em quatro capítulos. No primeiro apresento quais foram às linhas de navegação utilizadas para compor o arquipélago das masculinidades. Para isso articulo as reflexões do escritor Érico Veríssimo, sobre seu personagem Floriano Cambará com as contribuições pós-estruturalistas de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik. No segundo capítulo realizo uma revisão de literatura sobre os mens studies, partindo das contribuições dos estudos feministas e de gênero Utilizo também às contribuições da fase genealógica de Michel Foucault e das reflexões sobre a heterossexualidade compulsória realizadas por Judith Butler. No terceiro capítulo faço análise documental procurando visualizar como se configurou a Educação Física escolar no sistema de ensino municipal de Araucária, confrontando para isso o antigo Plano Curricular com os apontamentos realizados pela nova Diretriz Curricular. No quarto capítulo analiso as falas dos (as) professores tentando visualizar como eles (as) percebem as questões de gênero e masculinidades acontecidas dentro do espaço escolar e da disciplina de Educação Física. A título de conclusão a pesquisa aponta que os (as) professores (as) percebem a existência de várias masculinidades presentes nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.descriptionAbstract: The present research presents the mappings and the cartographies of Physical Education teacher's perceptions from the Municipality of Araucaria about the masculinities produced in this precise school discipline. In order to proceed to this 'geographic' inquiry, the research was divided into four chapters. In the first one I present the navigational lines followed to compose the masculinities' archipelago. I articulate Érico Veríssimo's reflections in the composition of his literary fictional character called Floriano Cambará with the post-structuralist's theoretical contributions coming from Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari and Suely Rolnik. In the second chapter I review the literature concerning men studies, taking as my point of depart the contributions supported by gender and feminist studies. In this chapter I also employ the theoretical contributions of Foucault's genealogical inquiries and of Judith Butler's reflections concerning compulsory heterosexuality. In the third chapter I proceed to the documental analysis trying to understand how the discipline of Physical Education was conformed in the Araucaria Municipal Educational System, confronting the older Curricular Plan with the new Curricular Directions. In the fourth chapter I proceed to the analysis of the teacher's speeches trying to understand how they perceive gender and masculinity questions that frequently appear in the school's everyday life and specifically in the context of the Physical Education discipline. In the conclusion I highlight the fact that the teachers perceive the existence of a variety of masculinities being present during the Physical Education discipline classes.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.format.extent215 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçao fisica - Professores - Araucária (PR)pt_BR
dc.subjectHeterossexualidadept_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEntre a ilha deserta e o arquipélago : mapeamentos e cartografias das percepçoes de professores(as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educaçao Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples