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dc.contributor.advisorSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherVillwock, Rosangelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorRodrigues, Samuel Bellidopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-17T18:37:06Z
dc.date.available2024-05-17T18:37:06Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/12044
dc.descriptionOrientadora: Maria Teresinha Arns Steinerpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Rosangela Villwockpt_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema do roteamento de veículos é um dos problemas mais estudados da área de Pesquisa Operacional, tendo como objetivo designar pontos de paradas a veículos, bem como a determinação da seqüência em que estes pontos de parada serão visitados, estabelecendo assim as rotas para os veículos. Para determinação da solução existem três métodos: os métodos exatos, os métodos aproximativos e os métodos heurísticos ou metaheurísticos. Neste trabalho é proposta uma solução para o transporte de funcionários da empresa Hidrelétrica Itaipu Binacional, localizada no município de Foz do Iguaçu. Para resolver o problema, primeiramente, foi necessária a aplicação do algoritmo das p-Medianas de Teitz e Bart, medianas essas que representam o número de veículos a serem utilizados. Em seguida, aplicou-se o Algoritmo de Designação de Gillet e Johnson Modificado com o objetivo de designar os pontos de parada de cada veículo. Finalmente, o algoritmo de Otimização por Colônias de Formigas aplicado ao Problema do Caixeiro Viajante foi aplicado com a finalidade de determinar a ordem em que os pontos serão visitados, construindo desta maneira as rotas. Os resultados obtidos em comparação com os adotados pela empresa se mostraram melhores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The vehicle routing problem has been largely studied in research operational area aiming to set vehicle stops, as well as the determination of the sequence where the location of stops will be visited, establishing thus the routes of vehicle. There are three methods for the solution: The metaheuristic or heuristic problem, the approaching method and the exact method. This paper presents a solution for the transportation of workers of Itaipu Power Plant, located in Foz do Iguaçu. To solve the problem, firstly, was necessary to apply the algorithm of the p-Median by Teitz and Bart, these medians represents the numbers of vehicle that will be used. Then, was applied the algorithm of designation by Gillet and Johnson modified with the goal of designate the locations of the stop of each vehicle. Finally, the algorithm Ant Colony Optimization applied on the traveling salesman problem was developed to determine the visited points order, constructing this way, the routes. The results obtained in comparison with the adopted ones for the company appear to be better.pt_BR
dc.format.extentxiii, 85f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectItaipu Binacionalpt_BR
dc.subjectProgramaçao (Matemática)pt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectVeiculospt_BR
dc.subjectOtimização combinatória - Heurísticapt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectProgramação heuristicapt_BR
dc.subjectFormigas - Comportamento - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectAnalise por conglomeradospt_BR
dc.titleA metaheurística colônia de formigas aplicada a um problema de roteamento de veículos : caso da Itaipu Binacioanalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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