Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOthman, Zilma Assad Suleimanpt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-07T12:12:39Z
dc.date.available2020-12-07T12:12:39Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/10376
dc.descriptionOrientadora: Tânia Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo, fundamentado na teoria piagetiana e nos trabalhos de seus seguidores, caracteriza-se como um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social, cujo objetivo geral consiste em investigar a compreensão da noção de lucro em crianças e adolescentes vendedores e não vendedores da cidade de Curitiba. Pesquisas que abordam a construção da noção de lucro como meio de melhor entendimento do funcionamento da economia, a qual é um dos eixos do conhecimento social, ainda são escassas. Nestes estudos, realizados em diversos países com crianças trabalhadoras e não trabalhadoras, verificou-se que elas lentamente vão elaborando modelos e representações do mundo social no qual vivem e que até o início da adolescência têm dificuldade em entender a noção de lucro. Estudar a compreensão que crianças e adolescentes vendedores e não vendedores elaboram sobre a noção de lucro, justifica-se porque visa possibilitar a ampliação das pesquisas sobre a construção do conhecimento social, destacando dados que permitirão conhecer que relações existem entre os aspectos mais gerais do desenvolvimento intelectual e do social e que tipos de experiências facilitam e/ou dificultam a interação com o meio social. Esta pesquisa constituiu-se num estudo basicamente qualitativo, de natureza exploratória, com a utilização do método clínico. Envolveu 20 sujeitos, sendo 10 vendedores de rua e 10 não vendedores da cidade de Curitiba, com idade entre 5 e 14 anos. As respostas dos sujeitos, das diversas idades, às questões formuladas a respeito do lucro, demonstram que a compreensão dessa noção não se limita a uma apreensão imediata e uma reprodução de informações que lhes são transmitidas e inculcadas pelo meio social, ao contrário, essa compreensão implica em um processo criativo e construtivo de reelaborações e equilibrações, resultante de progressivas abstrações e coordenações entre ações reais ou possíveis. Ao buscarmos, na psicologia genética, uma interpretação para os resultados encontrados nesta pesquisa, verificamos que a criança, à medida que desenvolve os recursos cognitivos, tem experiência com o objeto, interage com o meio social, desenvolve suas representações, não como uma simples cópia daquilo que o meio familiar, escolar ou social lhe transmite, mas sim que há um trabalho interno autoregulador que possibilita o conhecimento. Assim, concluímos que as crianças e adolescentes vendedores adquirem precocemente um conhecimento prático, um saber fazer, mas a compreensão, de fato, da noção de lucro, foi observada apenas por alguns adolescentes não vendedores mais velhos desta amostra. Há indicativos de que a limitada compreensão da noção de lucro nos sujeitos vendedores, esteja relacionada ao ambiente coercitivo em que se dá a atividade de venda nas ruas e ao reduzido acesso dos sujeitos vendedores ao conhecimento mais elaborado, fatores que retardam o desenvolvimento da reflexão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, based on Piagetian theory and in the works of his followers, is characterized as an evolutional study about social knowledge construction with the general aim of investigating the comprehension of profit by child and adolescent sellers and non-sellers in the city of Curitiba in Brazil. Researches that deal with the construction of profit notion as means of better understanding economy operation, which is one of the axes of social knowledge, are still rare. On these studies, accomplished in several countries with laboring and nonlaboring children, was verified that they slowly elaborate models and representations of the social world in which they live and that up to the beginning of adolescence they have difficulties in understanding the profit notion. Studying the comprehension that child and adolescent sellers and non-sellers elaborate about profit notion is justified as it aims making possible the increase of researches on the construction of social knowledge by highlighting data that will allow knowledge about which relations occur between the most general aspects of intellectual and social development and about which types of experiences make easier or more difficult the interaction with the social environment. This research constitutes basically a qualitative study of exploratory nature using the clinical method. It involved twenty 5-to-14-year-old subjects, being ten street sellers and ten non-sellers in the city of Curitiba in Brazil. The answers of the subjects of various ages to the questions proposed about profit demonstrate that the comprehension of this notion is not limited to immediate apprehension and to information reproduction that is transmitted or inculcated on them by the social environment, otherwise, this comprehension implies a creative and constructive process of re-elaborations and equilibrations that result from progressive abstraction and coordination between real or possible actions. When we look for an interpretation for the found results of the research in Genetic Psychology, we verify that children as they develop cognitive resources, have experience with the object, interact with the social environment, develop their representations not as a simple copy of what the family, school or social environment transmits, but because there is a self-regulating internal work that makes knowledge possible. Therefore, we conclude that child and adolescent sellers precociously acquire a practical knowledge, knowing how to do, but the real comprehension of profit notion was only observed by just some adolescent non-sellers of this sample. There are indications that the limited comprehension of profit notion in seller subjects is related to the coercive environment in which the selling activity on the streets happens and to the reduced access of seller subjects to a more elaborate knowledge, factors that delay reflection development.pt_BR
dc.format.extent179 f. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectLucrospt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectVendedores ambulantespt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompreensão da noção de lucro em crianças e adolescentes vendedores e não vendedores de rua de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples