Determinação do grau de conformabilidade de chapa de aço para suporte de coluna de direção e identificação de similar nacional
Resumo
Resumo: A coluna de direção é um componente de alta responsabilidade e é considerado de extrema segurança, pois dela, dependem vidas humanas, sendo todos os seus componentes, caracterizados como de alta performance. Um dos principais itens que compõe este produto é o chamado suporte de coluna de direção. Trata-se de um componente produzido a partir de uma chapa de aço que confere sustentação ao conjunto no "cockpit" do automóvel. Neste trabalho, foram feitos ensaios em máquina de tração para determinação do coeficiente de anisotropia (R de Lankford) e coeficiente de encruamento n, além da determinação da Curva Limite Conformação (CLC) para comparação e determinação de matéria prima nacional similar. A anisotropia destaca-se pelo fato da chapa de aço deformar-se de forma distinta nas várias direções de laminação. As propriedades mecânicas de um material trabalhado mecanicamente podem variar conforme a direção em que se retira o corpo de prova para ensaio. A anisotropia aparece por causa da orientação preferencial do metal após uma grande deformação por trabalho mecânico (anisotropia cristalográfica) ou devido ao alinhamento de inclusões, vazios, segregação ou alinhamento de uma segunda fase precipitada por causa também de trabalho mecânico. Já com relação às Curvas Limite de Conformação pode-se definir com sendo um critério de falha empírico onde se medem as deformações maior e menor (e1) e (e2) que podem ser aplicadas à um determinado material a fim de avaliar a severidade das deformações do material submetido a processos de conformação por estiramento, estampagem profunda, e tração. A matéria-prima base para elaboração do estudo foi o material ST4 LG (DIN 1624) sendo seu correspondente nacional o material G4 RL (NBR 5007). Após a identificação das propriedades R e n e determinação da curva CLC foi avaliada a possibilidade de se obter resultados próximos ao material importado com o material nacional. Como resultado pode-se destacar que o comportamento do material nacional apresenta características que se entende serem suficientes para uma substituição do material importado. Este fato se confirmou na prática, e, durante a elaboração deste estudo, partiu-se para a utilização do material nacional como normal de série. Abstract: The steering column is a high responsibility component and it is considered as safety equipment, because life depends of its performance and, in this matter, all components that are used to produce the steering column are consequently called of high performance. One of the main items that make part of the steering column is the support. It is a component made of steel metal sheet that sustain the assembly in the vehicle cockpit. It will be made tests in the stress tensile machine to determine the anisotropy coefficient (Lankford R) and the work hardening coefficient n, besides of this, the determination of the Forming Limit Diagrams (FLD’s) to compare and specify the similar local raw material in substitution to the imported one. Anisotropy is defined by the different proprieties values in the different directions, where we can emphasize the distinct deformation of the blank in the different rolling direction. The mechanical proprieties of the material can vary according to the specimen rolling direction. The anisotropy appears because of the metal grains orientation after a high mechanical deformation (crystallographic anisotropy) or because the inclusion arrangement blanks, segregation or a second phase caused by mechanical work. We can define the Forming Limit Diagrams as empiric failed criterion where the maximum and minimum principal strain (e1) e (e2) are evaluated for the verification of the deformation severity of the material that was submitted to forming processes like, stretching, drawing and tensile stress. The based raw material for this study is the ST4 LG (DIN 1624) and the related local material G4 RL (NBR 5007). After proprieties R and n identification and FLD determination it was evaluated the similar local raw material that allow us to get results near to the imported raw material. As a result, we can say that the local raw material has enough characteristics to substitute the imported raw material. This was confirmed in the practical experiences, as during this study the raw material was localized.
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- Teses & Dissertações [10011]