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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorWandrey, Rafael Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T19:34:07Z
dc.date.available2022-12-15T19:34:07Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/8548
dc.descriptionOrientador : Paulo Henrique Muller Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo abordou a estratégia utilizada pelo O Boticário no sentido de ampliar o envolvimento de dois de seus stakeholders – seus fornecedores e franqueados – com a questão da responsabilidade social corporativa. A empresa em questão foi selecionada por ser uma grande empresa brasileira da indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, um setor envolvido com a da responsabilidade social corporativa, e por ter demonstrado ao longo de sua história a sua preocupação com temas ligados a questões sociais e ambientais. Outra característica considerada na sua escolha foi o fato da empresa atuar pelo sistema de franchising e contar com uma ampla rede de franquias, o que lhe dá maior exposição a sua marca e capilaridade em sua atuação. Foi observado neste estudo que a empresa procura conscientizar e estimular que seus fornecedores e franqueados para que atuem de maneira socialmente responsável, gerando benefícios para a sociedade, outros stakeholders envolvidos, assim como para a própria empresa. Observou-se também que O Boticário preocupa-se com a atuação de seus fornecedores, avaliando-os formalmente em diversos quesitos, incluindo os ligados à responsabilidade social. Desta maneira, pode-se apontar como uma das contribuições do estudo, a necessidade da ampliação da atuação socialmente responsável de uma empresa, envolvendo não apenas o seu público interno e comunidades do entorno, mas também exigindo determinados comportamentos de seus fornecedores e rede de franquias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study has approached the strategy adopted by O Boticário in the direction to extend the involvement of two of its stakeholders - its suppliers and franchisees - regarding the corporate social responsibility. This company was selected for being one important company for the Brazilian industry of personal hygiene, perfumes and cosmetics, and for having demonstrated throughout its history its concern to social and environmental matters. Another point considered in its selection was the fact that the company uses as its main selling channel the franchising system, which gives it the opportunity to multiply its socially responsible performance throughout the country. It was observed during the study that O Boticário stimulates its franchisees to act in a socially responsible way, pointing out benefits for the society as well as decurrently opportunities of such positioning. It was also observed that O Boticário concerns about the social responsibility of its suppliers, evaluating them in a formal way which includes social responsibility aspects. Therefore, it can be pointed as one contribution of the present study, the enlargement of the requirements made by a company before its stakeholders considering aspects of corporative social responsibility, a relevant theme nowadays if considered the increase of the pressures placed on the companies' performance.pt_BR
dc.format.extent96f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústria - Responsabilidade socialpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleResponsabilidade social corporativa e o envolvimento da cadeia produtiva : estudo de caso em uma empresa do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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