dc.contributor.advisor | Bencostta, Marcus Levy Albino, 1936- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Regina Maria Schimmelpfeng de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T16:45:55Z | |
dc.date.available | 2020-07-29T16:45:55Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/7924 | |
dc.description | Orientador: Marcus Levy Albino Bencostta | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Historia e historiografia da educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Deutsche Schule, uma escola alemã, sediada na capital do Paraná, é o objeto de estudos desta investigação histórica que compreende o período 1884-1917. Utiliza-se da cultura escolar como categoria de análise, pelo seu caráter aglutinador, abarcando diversos aspectos institucionalizados da organização escolar bem como as maneiras de pensar e agir da sociedade na qual ela se insere. Nesta perspectiva, a elaboração deste trabalho pautou-se por tentar compreender as imbricações entre escola/sociedade e/ou educação/cultura, tornando visível aquele espaço criado e mantido por imigrantes alemães e/ou seus descendentes. A investigação apoiou-se em fontes diferenciadas – a imprensa local, as Correspondências de Governo, a legislação vigente, os materiais produzidos por e para a escola – as quais, analisadas relacionalmente, possibilitaram uma aproximação com a individualidade dessa instituição de ensino e a interpretação das práticas escolares ali realizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Deutsche Schule, a German school located in the capital of the state of Paraná, is the object of study of this historical investigation that encompasses the period of 1884-1917. It utilizes the school culture as an analysis category, due to its unifying character, including several institutionalized aspects of the school organization, as well as the ways of thinking and acting of the society in which it was inserted. With such perspective, the elaboration of this study intends to understand the liaisons between school/society and/or education/culture, highlighting the space that was created and kept by German immigrants and/or their descendants. The investigation was based upon different sources – the local press, Government Correspondences, the current legislation of the time, material produced by and for the school – which, analyzed in relation to each other, provided proximity to the individuality of this educational institution, and the interpretation of the school practices that were utilized there. | pt_BR |
dc.format.extent | 261 f. : il. algumas color., retrs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Alemães - Educação - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Educação - História - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Deutsche Schule, a escola alemã de Curitiba : um olhar histórico (1884-1917) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |