Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Gilberto dept_BR
dc.contributor.authorWalker, Susanne Dorotheapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T15:39:48Z
dc.date.available2020-09-15T15:39:48Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7873
dc.descriptionOrientador: Gilberto de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros textuais. A análise dos livros se concentrou na investigação das diversas abordagens do gênero "notícia", dada a crescente relevância dos textos de informação veiculados pelos meios de informação. Para tanto, era essencial entender o contexto de produção tanto do livro didático quanto da notícia, na sociedade contemporânea. A partir disso, chegou-se a uma definição abrangente e acurada do que os profissionais da comunicação (teóricos ou não) entendem pelo gênero. Em seguida, a notícia como atividade social foi confrontada à notícia como objeto de ensino. As reflexões do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem e os gêneros textuais e da Escola de Genebra sobre o processo de transposição didática serviram de importante fundamentação. De modo geral, o trabalho proposto pelos livros didáticos não leva em conta o resgate das condições de produção e circulação da notícia, nem tampouco reflete sobre as estratégias empregadas para tornar o texto (aparentemente) objetivo e imparcial. Tanto o resgate quanto o reconhecimento das estratégias é essencial para a formação de um leitor profeciente no gênero em questão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work is based on the research of five textbooks selected by the Ministry of Education and Culture to be adopted nationwidely in Portuguese classes, at high school level. Our main intention is to compare the different text genre approaches of reading and writing teaching skills. The genre "news report" was chosen due to its increasing importance to modern society. Firstly, the main circumstances involved in the production of a news report and in the process of textbook production had to be fully understood. Secondly, a confrontation between a concrete news report (published by a newspaper) and the one presented by the textbook was perfomerd. The whole investigation followed Bakhtin's Circle approach of language and text genre. In general, the results pointed out that teaching materials and procedures showed in textbooks don't take into account the context of production and the spread of news report. Furthermore, some important strategies that could give more credibility to the text were not observed. Both are of great importance to assure reading proficiency of the main journalistic genre, the news report.pt_BR
dc.format.extent182 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO gênero notícia no livro didático de portuguêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples