Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDambros, Adriana Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T18:08:00Z
dc.date.available2020-07-28T18:08:00Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7493
dc.descriptionOrientadora: Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionAcompanha CD-ROMpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexos (CD)pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho pretende contribuir para as investigações sobre a história da matemática no ensino de matemática, ao buscar relações que podem ser estabelecidas entre o conhecimento do desenvolvimento histórico de um conceito matemático, pelo professor, e o ensino do mesmo. Nesse intuito, foi realizado um estudo de caso com uma professora das séries iniciais, em que foi estudado, durante diversos encontros, a história do sistema de numeração decimal e analisado, posteriormente, as alterações ocorridas nas aulas dessa professora. Nessa análise foram tomados como referência os estudos de Piaget sobre as relações entre o pensamento científico e a gênese do conhecimento na criança. Concluiu-se que o conhecimento da historicidade do sistema de numeração decimal, pela professora, mudou a sua forma de compreendê-lo e ensiná-lo, transparecendo, principalmente, na consideração que ela passou a demonstrar pelas formas de pensar dos seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research intends to contribute for the investigations about the history of the mathematics in the mathematics teaching, searching for relations that can be established between the knowledge of the historical development of a mathematical concept, for the teacher, and his teaching. In that intention, a case study was accomplished with a teacher of the initial series, in that it was studied, during several encounters, the history of the numeration system decimal and analyzed, later, the alterations happened in that teacher's classes. In that analysis they were taken as reference the studies of Piaget about the relationships between the scientific thought and the genesis of the knowledge in the child. It was ended that the knowledge of the historicity of the numeration system decimal, for the teacher, changed her form of to understand it and to teach it, appearing, mainly, in the consideration that she started to demonstrate for the forms of thinking of their students.pt_BR
dc.format.extentx, 183 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática : possíveis relaçõespt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples