Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurmester, Ana Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Vidal Antonio de Azevedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-12T12:48:38Z
dc.date.available2022-04-12T12:48:38Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/7432
dc.descriptionOrientadora: Ana Maria de Oliveira Burmesterpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 2002pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho investigo o fenômeno tecnológico tal como o mesmo foi percebido em uma modernidade dominada pelo conflito de temporalidades diversas, durante o período compreendido entre o final do século XIX e o início do XX. Neste cenário, foi privilegiado o olhar que, embora distanciado, volta-se obsessivamente para a simbologia da máquina e seus muitos ícones, sejam eles reais ou imaginários. Neste contexto, foram objeto de análise duas máquinas simbólicas do desenvolvimento tecnológico: a máquina de guerra convertida em sonho de progresso, o couraçado, e a máquina de sonho transformada em arma de guerra, o aeroplano. Em especial, conferese atenção para a forma de sua percepção pelos olhares de observadores para os quais só se davam a conhecer pelo veículo do texto. O estudo estendeu-se pelo viés da inserção da máquina no fenômeno da guerra, que é tomada no momento em que a mesma atinge a sua expressão mais contemporânea, qual seja: a guerra mundial, midiática e tecnológica – partindo-se, para efeito de pesquisa, da Guerra Hispano-Americana e estendendo-se para outros conflitos do período, como a Guerra Russo-Japonesa, a Guerra Yankee-Mexicana e a Guerra do Contestado, e terminando por fechar com a guerra mundial propriamente dita – a Grande Guerra de 1914-18. As fontes utilizadas foram, em sua maior parte, os periódicos curitibanos "A Republica" e "Diario da Tarde", assim como o seu análogo carioca "O Paiz", e uma seleção de outros jornais e revistas do período. Também foram utilizados textos literários considerados significativos para a abordagem do tema, em particular a obra de Júlio Verne e a de H.G. Wells, esta última sendo tomada como uma interferência que contribui para ampliar, com a análise de suas guerras fictícias, o campo de estudo da questão da temporalidade. A correlação destes tempos no diálogo entre as várias referências permitiu formular o quadro de um movimento negado, sob a vasta gama de imagens que, não obstante, o afirmam, revelando as alegorias com as quais se forma a percepção de futuro como espaço moderno por excelência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the present work I explore the technological phenomena as it has been seen through the Modern Age, under the conflict of diverse temporalities and in the interval between the end of the 19th Century and the beginning of the 20th. In this scenario, a certain importance has been given to the perception which, although distant, tries to look with utter obsession towards the symbology of the machine and its many icons, be they real or imaginary. In this context, the analysis was concentrated in two machines that were symbolic of the technological development: the war machine turned into dream of progress, the battleship; and the dream machine turned into weapon of war, the aeroplane. A special attention was given to the forms under which the observers perceived such objects; that is, the textual works that filled their imagination due to the distance that prevented close contact with the objects per se. These aspects of the technological phenomena were studied using their insertion in another such phenomenon: war – which, at this moment, was taking its contemporary form, the World War, extending its influence throughout the media and using all the other technologies available to create the means to its end. To expedite the research, the starting point was the Hispano-American War; being also analysed other conflicts of the period, such as the Russian-Japanese War, the Yankee-Mexican War and the Contestado War, ending in the Great War of 1914-18. The fonts were mainly Curitiban newspapers, such as "A Republica", the "Diario da Tarde" and "O Paiz", from Rio de Janeiro, as well as other newspapers and magazines of the period. There were also literary texts that were thought to be significant to the theme, as the works of Jules Verne and, in particular, H.G. Wells. This last one has been used as a main contributor to the analysis of the phenomena, due to his many fictional wars and his perception of the future, enlarging the scope of the study to add the final item: temporality. The dialog of this many references allowed me to paint a picture of a time where movement is denied, under the weight of an enormous array of images that, not withstanding, try to proclaim it, revealing instead the allegories with which the future has been presented as the only possible form of the Modern Space itself.pt_BR
dc.format.extent384f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia - Históriapt_BR
dc.subjectHistoria moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleEcos do tempo perdido : fragmentos da genese de uma temporalidade modernapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples