Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaldeira, Ademir Donizetipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorRodrigues, André Cândido Delavypt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T19:15:03Z
dc.date.available2022-10-31T19:15:03Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6211
dc.descriptionOrientador: Ademir Donizeti Caldeirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo a identificação de um saber/fazer matemático, buscando um entrelaçamento entre a matemática institucional e uma Etnomatemática presente na confecção de uma canoa feita com um tronco de árvore nativa. Partindo do pressuposto de que há diferentes formas de fazer matemática e conhecer a matemática praticada em diversos contextos sócio-culturais, neste trabalho investigo uma comunidade de pescadores que desenvolve seu oficio de canoeiro, no município de Guaraqueçaba, localizado ao norte do litoral do Paraná. Por meio de uma abordagem etnográfica do grupo cultural buscam-se os saberes e fazeres matemáticos inseridos no contexto cultural desse grupo, com objetivo de analisar a relação entre o saber fazer dos canoeiros e alguns conceitos institucionalizados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has as its main purpose to identify the knowing/doing of mathematics with a view to the relationship of institutionally formal mathematics and ethnomatematics of dugout canoe construction. From the supposition that there exist several ways of doing mathematics of several different socio-cultural environments, in this work I investigate the artimanship of canoe construction in communities of Guaraqueçaba county, along the northern Paraná coast. An ethnographic approach is therefore used to study the doing and knowing mathematics of a cultural context of a specific group, in its knowledge and acting out of particular mathematical activities, with the relationship with formal mathematics.pt_BR
dc.format.extent90 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEtnomatematicapt_BR
dc.subjectGeografia matematicapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO olhar etnomatemático na confecção de uma canoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples