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dc.contributor.authorLopes, Jandicleide Evangelistapt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherCastelo Branco, Maria Teresa, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-26T16:52:05Z
dc.date.available2020-10-26T16:52:05Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6038
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Maria Tereza Castello Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2003pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo principal deste estudo foi identificar as representações de prevenção ao abuso de drogas, e a produção dessas representações pelas professoras em cujas salas de aulas acontecem o treinamento do PROERD (Programa de Resistência as Drogas e a Violência). Como referencial teórico utilizou-se a teoria da Representação social de MOSCOVICI em articulação com a perspectiva HistóricoSocial de VIGOTSKY sobre a produção de sentido, para poder se apreender o movimento entre o concebido e o vivido e suas implicações nas práticas cotidianas. Por meio dessa abordagem foi possível verificar como o professor pensa a prevenção (o conteúdo das representações) e situa esse conhecimento no cotidiano escolar (a prática advinda das representações e que instituem, ao mesmo tempo, estas representações) como, também, verificar o movimento de produção dessas representações na dialética do individual/social. Embora diversos trabalhos abordem o tema da prevenção ao abuso de drogas, não encontramos trabalhos que explicitasse as representações e sua produção, principalmente na perspectiva de professores que participam de um programa como esse. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública estadual de um bairro da cidade de Curitiba, constituindo-se em um estudo de caso. A metodologia, numa perspectiva de análise qualitativa, se constituiu de observação direta em sala de aula dos treinamentos do PROERD, análise documental das apostilas do programa, do projeto político pedagógico da escola pesquisada, além de entrevistas semi-estruturadas com as cinco professoras, onde se coletou informação acerca dos dados pessoais, referente à formação profissional, experiências profissionais, sobre a percepção das mesmas a respeito do PROERD, das drogas, e da prevenção na escola. O tratamento dos dados se deu pela análise de conteúdo proposta por BARDIN. O resultado nos mostra que a prevenção ao abuso de drogas não se apresenta como foco principal de intervenção dessas professoras, pois elas estão bastante envolvidas em repassar o conteúdo do currículo básico e não se consideram competentes para lidar com esta temática. No entanto, as imagens associadas às drogas e a prevenção estão sempre ligadas a a concepção sempre negativas. Elas possuem informações sobre a questão do uso e do abuso de drogas, porem elas desconsideram o tripé sujeito-droga-contexto social. Tudo isto faz parte da representação que elas possuem do indivíduo usuário de substancias. A representação de prevenção ao abuso de drogas das professoras, orienta ações voltadas para o combate às drogas, realizadas ou não por elas. Elas não estão sendo estimuladas a ultrapassarem este tipo de abordagem. Pelo contrário encontram respaldo no próprio discurso e prática do PROERD. A ausência de um espaço para interlocução a respeito da temática em questão na escola, inviabiliza uma superação deste paradigma.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The main objective of this research is to identify the forms of prevention to drug abuse and the production of those actions by teachers in whose classrooms the PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência) is applied. The theory of social representation by Moscovici, as well as the historical-social perspective of the construction of meaning by Vigostsky, was used as theoretical framework in order to observe the relations between what is perceived and what is felt and their implications in everyday routines. This approach made it possible to verify the teacher’s beliefs regarding the prevention (the contents of prevention) and to place this knowledge in the school routine (the practice comes from the representations and consists in the representations themselves) as well as verify the production of these representations from the individual/social point of view. Although many studies may deal with the theme of prevention to drug abuse, we have not found any paper which analyzed the representations and their production, particularly in the teachers’ perspective. The present research is a case study developed in a public school located in Curitiba. In terms of qualitative analyzes, the methodology applied was the direct observation of PROERD procedures in the classroom, the analyzes of its documents and the study of the school political-pedagogical project. Interviews with five teachers were carried out to collect personal and professional information, the teachers’ opinions about PROERD, about drugs and prevention in school. The data collected was analyzed according to Bardin’s suggestion. The results show that the prevention to drug abuse is not the main focus of the teachers’ intervention, since they are highly involved in teaching the contents of the curriculum and they do not consider themselves competent enough to deal with the theme. In spite of this, drugs and prevention are always associated to negative images. The teachers have information about use and abuse of drugs but they do not take in consideration the relation subject-drug-social context. Everything is part of their representation of drug addicted. The teacher’s representation of drug abuse orients the actions aimed to drug fighting. The teachers are not stimulated to go beyond this approach. On the contrary, they find support in PROERD procedures. The lack of room for dialogue about the theme in the school prevents the substitution of this paradigm.pt_BR
dc.format.extent103 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDrogas - Escolaspt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.titleAs representações sociais de prevenção ao abuso de drogas dos professores do ensino fundamental : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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