Conselho escolar e a gestão democrática participativa : um estudo de caso sobre as atribuições dos conselheiros escolares
Resumo
Resumo : Este estudo tematiza a Gestão Escolar Democrática e Participativa e o Conselho Escolar enfatizando o conhecimento das atribuições inerentes aos seus membros constituintes, conselheiros, a partir de uma pesquisa realizada em um colégio estadual da rede pública de ensino do estado do Paraná. Utilizou-se como abordagem metodológica o estudo de caso e a análise de conteúdo, explorando-se conceitos sobre o conselho escolar, com enfoque às suas funções e composição bem como ao conceito de gestão escolar democrática e participativa no ambiente escolar. Da pesquisa, verificou-se que muitos conselheiros limitavam suas atribuições junto ao Conselho Escolar apenas no que tange à dimensão financeira ou burocrática o que compromete sobremaneira a gestão escolar democrática e participativa e incita reflexões para o fato de que não há como se falar de abordagem participativa de gestão isentando a responsabilidade de todos nas ações da instituição e que para que isso ocorra é necessário um discurso articulado com a prática e o exemplo de atitude democrática
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- Coordenação Pedagógica [455]